Faro, Huelva e Sevilha juntam-se para pedir TGV entre Algarve e Andaluzia

Faro, Sevilha e Huelva defendem que esta obra «deve ter o apoio político e financeiro da União Europeia, mas deve ser reivindicada, defendida e promovida desde a sua origem»

A Câmara de Faro e os Ayuntamientos de Huelva e Sevilha (Espanha) juntaram-se, esta terça-feira, 13 de Fevereiro, para assinar um manifesto institucional em que pugnam pela construção de uma linha de alta de velocidade (TGV) que ligue o Algarve à Andaluzia. 

O encontro, que decorreu em Huelva, reuniu Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e também Pilar Miranda, alcaide de Huelva, e José Luis Sanz, alcaide de Sevilha.

No manifesto institucional, assinado pelos três, lê-se que o Algarve e a Andaluzia estão «unidos por vínculos históricos, comerciais e também afetivos».

Os territórios «carecem de uma infraestrutura ferroviária que lhes permita consolidar o crescimento e lhes facilite alcançar os níveis potenciais de atividade».

Os três autarcas defendem que a «ligação ferroviária entre o Algarve e a Andaluzia, através de uma linha de alta velocidade que ligue Faro a Huelva e Sevilha, representaria um marco na conectividade entre dois territórios chamados a ser protagonistas, e que partilham a vontade de se integrarem assim nas grandes autoestradas ferroviárias do Europa».

Esta é, de resto, uma obra «também reivindicada por empresários e agentes sociais de ambas as margens do Guadiana, rio que une dois territórios irmãos».

É que, a «infraestrutura rodoviária melhorou consideravelmente nos últimos anos», nomeadamente com a construção da Ponte Internacional do Guadiana, mas, no entanto, «a rede ferroviária não dispõe de ligações transfronteiriças, o que se torna uma desvantagem sobretudo para o desenvolvimento logístico do território, bem como para o transporte de passageiros em duas zonas com eminente vocação turística».

Faro, Sevilha e Huelva defendem que esta obra «deve ter o apoio político e financeiro da União Europeia, mas deve ser reivindicada, defendida e promovida desde a sua origem».

Assim, neste manifesto, os três pedem aos Governos de Portugal e Espanha «que transmitam à União Europeia a necessidade de ligar o Algarve à Andaluzia através de um corredor ferroviário, que defendam a sua inclusão como trabalho prioritário na Rede Transeuropeia de Transportes e que forneçam os fundos necessários para a início dos trabalhos anteriores».

Nesta sessão, Rogério Bacalhau, citado pelo jornal Huelva Informacion, falou desta obra como um «objetivo comum» do Algarve e Andaluzia, defendendo que «apenas unidos podemos reforçar, cada vez mais, as relações e a cooperação transfronteiriça».

O presidente da Câmara de Faro também realçou o seu apoio político e financeiro para esta obra.

«É uma oportunidade única», concluiu.

De resto, esta é uma obra que tem vindo a ser reivindicada há anos. José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, já por mais do que uma vez defendeu o avanço de um TGV entre Faro e Sevilha.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub