José Apolinário defende alta velocidade que ligue Faro, Huelva e Sevilha

Presidente da CCDR também defendeu investimento no troço de ferrovia entre Tunes e Torre Vã

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, voltou a defender a criação de uma «ligação de alta velocidade que una as cidades de Sevilha, Huelva e Faro». A tomada de posição ocorreu no passado dia 22 de Setembro, durante a XIV Comissão Luso-Espanhola de Cooperação Transfronteiriça que se realizou em Vila Nova de Gaia. 

Esta não é a primeira vez que o presidente da CCDR defende esta obra, algo que também aconteceu aquando da elaboração do Plano Ferroviário Nacional, tal como o Sul Informação noticiou na altura.

De resto, o Governo até anunciou, já esta semana, que a alta velocidade vai avançar…mas entre Lisboa e Porto. Esta não é a

Esta posição de José Apolinário acompanha igualmente a defesa da concretização de um investimento no troço de ferrovia entre Tunes e Torre Vã, como vem sendo defendido em diversas ocasiões na região, designadamente no debate sobre o futuro Plano Ferroviário Nacional pós-2030.

Para o presidente da CCD/Algarve, é «urgente avançar com os projetos de modernização da linha ferroviária entre Tunes e Terra Vã, uma estimativa de investimento de 253 milhões de euros», reduzindo em 30 minutos a viagem de comboio Algarve-Lisboa e uniformizando a velocidade do comboio ao longo e todo o trajeto.

Atualmente nos 150 quilómetros entre Torre Vã e Tunes a velocidade média do comboio raramente ultrapassa os 100 quilómetros/hora.

«Com este investimento, a viagem Intercidades ou comboio Alfa entre Lisboa e Faro passaria a 2h30, sendo assim competitivo com o modo autocarro», diz a CCDR/Algarve.

De resto, nos últimos 30 anos, o investimento na Ferrovia mais significativo na ligação a Sul foi a modernização da linha ferroviária entre Pinhal Novo e Torre Vã, um investimento de 225 milhões de euros realizado antes do Euro 2004 a que, só agora em 2022 e 2023, se somarão 80 milhões de euros de conclusão da eletrificação e modernização da Linha Ferroviária do Algarve, concretizados com o apoio dos Fundos Europeus.

 



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