Albufeira celebra Dia do Doente Coronário com semana de palestras

O presidente da Câmara de Albufeira destaca a importância deste ciclo de palestras

Albufeira está a celebrar o Dia do Doente Coronário com uma semana de palestras que decorre até ao próximo domingo, 25 de Fevereiro, no espaço “Albufeira com Coração”.

As primeiras duas sessões decorreram nos dias 15 e 17 e as seguintes realizam-se nos próximos dias 23, 24 e 25.

“Colesterol: será mesmo o inimigo?” foi o tema em destaque no dia 15 de Fevereiro. A palestra esteve a cargo de Ana Rita Horta (nutricionista funcional). Seguiu-se um breve momento de relaxamento sob a orientação de Cláudia Cavaco (professora).

No dia 17, o programa começou com o tema “Vai ao supermercado? Aprenda a fazer as melhores escolhas para o seu coração”, palestra que a nutricionista Ana Rita Horta completou com uma atividade prática para melhor entendimento da questão.

O terceiro dia de palestras, 23 (sexta-feira), tem início às 18h15 e é dedicado à temática “Como controlar a hipertensão através da alimentação”.

Além de Ana Rita Horta, o programa conta com a presença da cardiologista Adriana Costa. Sábado, dia 24, é dedicado ao “Sedentarismo: o Grande Inimigo do Coração”. A palestra começa às 16h15 com a nutricionista Ana Rita Horta e prossegue, às 17h15, com a atividade “Corpo Mente” conduzida pela instrutora Zélia Machado.

No último dia do evento, dia 25 (domingo) vai-se falar e experimentar “Receitas e estratégias alimentares amigas do coração”. Às 16h15, Ana Rita Horta dá início à palestra que será completada por uma demonstração prática. No final do programa, durante os cinco dias do evento, os participantes foram convidados para a degustação de um lanche saudável.

O presidente da Câmara de Albufeira destaca a importância deste ciclo de palestras, à semelhança do que ocorreu no ano passado no âmbito do Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudável.

«É urgente tomarmos consciência do problema a nível individual e como comunidade, mudar comportamentos e estar atentos aos sintomas da doença», frisou José Carlos Rolo.

 



Comentários

pub