“Albufeira com Coração” melhora vida dos doentes cardiovasculares

Em Portugal, cerca de 35 mil pessoas morrem anualmente por doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte

Um espaço que atua tanto na reabilitação, como na prevenção de doenças cardivasculares. O “Albufeira com Coração”, inaugurado esta terça-feira, 5 de Abril, nasceu para ajudar a melhorar a vida dos doentes, numa parceria entre a Câmara Municipal e o Algarve Biomedical Center (ABC). 

Este novo espaço, que conta com várias máquinas de exercício físico, como passadeiras, vai ter a capacidade para oito utentes e até já estava a funcionar mesmo antes da inauguração oficial.

Ali, é seguido o programa “A3_COR – Algarve Active Ageing Cardiac and Osteorthritis Rehabilitation”, promovido pelo ABC, que implementa um protocolo de exercícios destinados a doentes que sofram de pós-enfarte, hipertensão e osteoartrose nos joelhos.

Uma das particularidades, explicada pelas investigadoras Maria Pinto e Tatiana Neto, é que também se atua na prevenção, precisamente em pessoas que apenas tenham fatores de risco, como tensão e colesterol elevados.

Antes de começarem o processo, que dura 12 semanas e é personalizado por técnicos de desporto e fisioterapeutas, todos os doentes são vistos no Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Cinética da Universidade do Algarve, em Gambelas (Faro).

Depois dessa avaliação, é que as pessoas integram o programa que já está a funcionar também em Loulé e Quarteira, além de Albufeira.

Atualmente, estão a participar nesta iniciativa 144 pessoas: 68 na intervenção pós-enfarte e 75 no controlo.

 

 

Este novo espaço “Albufeira com Coração” surge também na sequência de outras iniciativas que a Câmara de Albufeira tem implementado como o “Programa de Desfibrilhação Automática Externa”.

Em declarações ao Sul Informação, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, falou da relevância desta nova valência no concelho.

«É importante que as pessoas venham cá. Hoje não é o dia mais importante, mas, sim, os vindouros quando os munícipes e turistas estejam aqui a ser acompanhados», disse.

O autarca referiu também o facto de o espaço, que é da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, ter sido «muito bem aproveitado».

Inês Araújo, vice-presidente do Algarve Biomedical Center, disse que este espaço «é um bom exemplo da parceria» entre o ABC e a Câmara de Albufeira.

O “Albufeira com Coração” foi financiado pelo “CRESC Algarve2020” e será alargado para uma segunda localização, no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água.

Para mais informações pode ligar o 935 721 314 (de segunda a sexta das 9h00 às 18h00).

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub