Frederico Tatá Regala é o diretor da nova Unidade de Cultura da CCDR Algarve

Direção Regional de Cultura do Algarve foi integrada na CCDR

Imagem de arquivo – Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

Frederico Tátá Regala é o diretor da Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Algarve, uma estrutura criada na sequência da integração da Direção Regional de Cultura na CCDRA.

Esta é uma escolha de continuidade, uma vez que Tátá Regala foi o responsável máximo, em regime de substituição, no último mês em que a Direção Regional de Cultura existiu.

A orgânica da nova entidade também contempla uma Divisão de Ação Cultural, que será chefiada por Elsa Cavaco.

Segundo a CCDR Algarve, a Unidade de Cultura «tem como missão dar cumprimento às normas da Lei de Bases e valorização do Património Cultural, bem como todas as matérias de competência da CCDR no âmbito da salvaguarda do património».

Já a Divisão de Ação Cultural «tem na sua missão o apoio às iniciativas culturais locais e regionais, de carácter não profissional, bem como a promoção do acesso à cultura».

No contrato programa estabelecido com o Governo, a CCDR Algarve «comprometeu-se a trabalhar, em articulação com os demais serviços do Estado, as Autarquias Locais, as associações e agentes centrais» e assumiu diversos objetivos.

Um deles foi o de «aumentar o número de visitantes nos museus, bem como melhorar o seu trabalho em rede, apoiar a transição digital e o seu papel na inclusão social (em 2022, dados do INE, os 15 museus no Algarve tiveram uma média de 544.725 visitantes)».

«Aumentar o número de espetadores e de espetáculos ao vivo, promovendo o maior acesso à cultura (em 2022, o Algarve teve 1.913 sessões de espetáculos ao vivo e 916.126 espetadores)» e «assegurar que, no quadro da gestão dos Fundos Europeus, até 2029, 6 monumentos e sítios de interesse cultural são intervencionados», foram outras das metas estabelecida.

A Unidade de Cultura poderá ser contactada através do email [email protected] e do número de telefone 289 896 070. O atendimento presencial deverá ser agendado previamente, visto que os serviços estão em processo de mudança de instalações.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub