Frederico Tátá Regala é o diretor da Unidade de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional do Algarve, uma estrutura criada na sequência da integração da Direção Regional de Cultura na CCDRA.
Esta é uma escolha de continuidade, uma vez que Tátá Regala foi o responsável máximo, em regime de substituição, no último mês em que a Direção Regional de Cultura existiu.
A orgânica da nova entidade também contempla uma Divisão de Ação Cultural, que será chefiada por Elsa Cavaco.
Segundo a CCDR Algarve, a Unidade de Cultura «tem como missão dar cumprimento às normas da Lei de Bases e valorização do Património Cultural, bem como todas as matérias de competência da CCDR no âmbito da salvaguarda do património».
Já a Divisão de Ação Cultural «tem na sua missão o apoio às iniciativas culturais locais e regionais, de carácter não profissional, bem como a promoção do acesso à cultura».
No contrato programa estabelecido com o Governo, a CCDR Algarve «comprometeu-se a trabalhar, em articulação com os demais serviços do Estado, as Autarquias Locais, as associações e agentes centrais» e assumiu diversos objetivos.
Um deles foi o de «aumentar o número de visitantes nos museus, bem como melhorar o seu trabalho em rede, apoiar a transição digital e o seu papel na inclusão social (em 2022, dados do INE, os 15 museus no Algarve tiveram uma média de 544.725 visitantes)».
«Aumentar o número de espetadores e de espetáculos ao vivo, promovendo o maior acesso à cultura (em 2022, o Algarve teve 1.913 sessões de espetáculos ao vivo e 916.126 espetadores)» e «assegurar que, no quadro da gestão dos Fundos Europeus, até 2029, 6 monumentos e sítios de interesse cultural são intervencionados», foram outras das metas estabelecida.
A Unidade de Cultura poderá ser contactada através do email [email protected] e do número de telefone 289 896 070. O atendimento presencial deverá ser agendado previamente, visto que os serviços estão em processo de mudança de instalações.
Comentários