Frederico Tátá Regala é o novo diretor regional de Cultura do Algarve

Direções Regionais de Cultura vão ser extintas e integradas nas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional

O arqueólogo Frederico Tátá Regala é, desde a passada sexta-feira, 1 de Dezembro, o novo diretor regional de Cultura do Algarve (DCRAlg), em regime de substituição, após a saída de Adriana Freire Nogueira. 

Frederico Regala exercia as funções de diretor de Serviços de Bens Culturais da DRCAlg. É doutorado em Arqueologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2021), com dissertação sobre “O Património Espeleo-Arqueológico do Algarve: inventariação, caracterização e salvaguarda de cavidades cársicas com potencial arqueológico”, obtendo a classificação final de Muito Bom com distinção e louvor.

Recebeu o Prémio Estácio da Veiga de Arqueologia e Evolução Humana, atribuído pelo Interdisciplinary Center for Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB), em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, para distinguir o melhor trabalho de dissertação de Mestrado em Pré-História e Evolução Humana, 2016.

 

 

Pedro Gago, conservador-restaurador da DRCAlg, assume o cargo de diretor de Serviços de Bens Culturais.

Adriana Freire Nogueira, que exerceu as funções de diretora regional de Cultura do Algarve, desde 2018, regressa, a seu pedido, à vida académica e ao cargo de professora associada da Universidade do Algarve.

Em comunicado, a Direção Regional de Cultura do Algarve agradece a Adriana Freire Nogueira a «dedicação, empenho e entusiasmo ao serviço da cultura no Algarve, destacando a abertura do Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, e a criação do Centro de Arte Contemporânea, no primeiro andar, que abriu com uma exposição de Manuel Baptista».

Esta entidade recorda ainda as empreitadas «de manutenção e conservação dos mosaicos romanos da Villa de Milreu, dos módulos de taipa almóada do Castelo de Paderne, a reabilitação do monumento de Alcalar 9 e sua área envolvente, a Rota Literária Saramago no Algarve e a criação do GAAC – Gabinete de Apoio aos Agentes Culturais, entre dezenas de outros projetos em que esteve envolvida».

A direção regional de Cultura do Algarve, como todas as restantes do país, está em vias de ser extinta, prevendo-se a integração dos seus serviços e funcionários na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub