Cristóvão Norte, presidente do PSD/Algarve, é o número dois da lista de candidatos a deputados da Aliança Democrática (AD) pelo Algarve às Legislativas de 10 de Março. Ofélia Ramos, atual deputada, e Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira, vão em lugar elegível, enquanto Rui Cristina apenas está em 5º.
Questionado pelo Sul Informação sobre se estava à espera de ir em segundo na lista, Cristóvão Norte respondeu que aquilo que quer é que «a AD ganhe as eleições». «Eu estou ao serviço do partido», acrescentou.
Como já tinha sido tornado público, a lista é encabeçada pelo lisboeta Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara de Cascais.
A escolha não caiu bem no seio das concelhias do PSD que escreveram uma carta a ser enviada a Luís Montenegro, presidente do PSD, a contestar a decisão, pondo em causa a falta de ligações de Pinto Luz ao Algarve.
Segundo Cristóvão Norte, a carta acabou por «não ser enviada». «Pelas minhas diligências, foi isso que apurei».
Certo é que Cristóvão Norte era a escolha dos concelhias, mas, apesar de não ser cabeça de lista, aparece logo em segundo lugar, devendo ser eleito deputado… ao contrário do que aconteceu nas últimas Legislativas, quando nem sequer integrou as listas.
Na opinião do líder dos sociais-democratas algarvios, as listas «são sempre objeto de opiniões contrastantes».
«Há sempre alguém com um entendimento diferente. Independentemente da opinião de cada um, estamos todos unidos pelo propósito de ganhar as eleições», disse.
Em 2022, o presidente do PSD/Algarve foi excluído das listas pelo então líder Rui Rio, apesar de ter sido o escolhido, pela Distrital, para liderar a candidatura.
Na altura, Rui Rio fez uma limpeza, a nível nacional, excluindo vários apoiantes de Paulo Rangel (incluindo líderes distritais) que tinha sido seu rival na candidatura a líder do PSD.
Na lista agora definida por Luís Montenegro, Ofélia Ramos, atual deputada e antiga diretora da Segurança Social no Algarve, está em 3º lugar, seguida de Cristiano Cabrita (4º), vice-presidente da Câmara de Albufeira.
Segue-se Rui Cristina, em 5º, num lugar que dificilmente lhe permitirá voltar a ser eleito deputado – nas últimas Eleições, tinha sido número 2, logo atrás do então cabeça de lista Luís Gomes.
Alexandra Evangelista está em 6º lugar e o 7º será ocupado por um nome do CDS/PP. Outra curiosidade é o facto de Dinis Faísca, atual deputado em substituição de Luís Gomes, que renunciou, aparecer apenas como suplente.
Lista completa do PSD pelo Algarve:
1º- Miguel Pinto Luz
2º- Cristóvão Norte
3º – Ofélia Ramos
4º- Cristiano Cabrita
5º- Rui Cristina
6º- Alexandra Evangelista
7º- CDS/PP
8º- Artur Gomes
9º- Soraia Almeida
Suplentes:
1º – Carlos Quintino
2º- Dinis Faísca
3º- CDS/PP
4º- Joaquim Cabrita
5º- Sílvia Neves
6º- Carlos Ludovico
7º- Ricardo Pinto
8º- Milvia Gonçalves
9º – Anabela Lança
Comentários