Amanhã, dia 31 de Janeiro, há luto nacional por Jacques Delors em Portugal e Espanha

Jacques Delors, presidente da Comissão Europeia de 1985 a 1994, «desempenhou um papel essencial na adesão de Portugal e Espanha à União Europeia, em 1986»

Jacques Delors em 1993 – Foto: © European Communities

O Conselho de Ministros aprovou esta terça-feira, dia 30, de forma eletrónica, a declaração de luto nacional para amanhã, 31 de Janeiro, pelo falecimento de Jacques Delors.

Portugal e Espanha decidiram conjuntamente declarar luto nacional, de forma a coincidir com o evento de homenagem que será organizado nesse mesmo dia pela Comissão Europeia, em Bruxelas, e que contará com a presença do primeiro-ministro português António Costa.

Jacques Delors, presidente da Comissão Europeia de 1985 a 1994, «foi uma figura central na idealização e construção europeia e desempenhou um papel essencial na adesão de Portugal e Espanha à União Europeia, em 1986», salienta o comunicado do Conselho de Mionistros.

Por isso, «os dois países concordam com a importância de prestar esta justa homenagem, num claro sinal de gratidão e reconhecimento pela profunda transformação que a adesão à União Europeia teve para gerações inteiras de portugueses e espanhóis».

 



Comentários

pub