Rui Cristina troca lista do PSD/Algarve pelo Chega em Évora

Rui Cristina era deputado do PSD, eleito pelo Algarve, desde 2019

Rui Cristina vai deixar o PSD e é dado como certo como cabeça de lista do Chega por Évora. O parlamentar, que abandona desde já a militância nos sociais-democratas, será deputado não inscrito até final da legislatura, alegando que a liderança de Luís Montenegro só está preocupada com «ajustes de contas internos». 

Segundo a SIC Notícias, Rui Cristina será cabeça de lista do partido de André Ventura pelo círculo eleitoral de Évora. O canal cita uma fonte do partido que diz que o anúncio será feito «nos próximos dias».

De resto, segundo a SIC, o nome até já foi aprovado pela distrital de Évora do Chega.

Questionado pela Lusa sobre a possibilidade de integrar as listas de candidatos pelo Chega, Rui Cristina, que tem mais de 20 anos de militância no PSD, foi evasivo.

«O futuro exige ponderação e reflexão», disse, não confirmando, nem desmentindo a inclusão nas listas do Chega.

Rui Cristina foi anunciado como o quinto candidato na lista do PSD pelo distrito de Faro às legislativas antecipadas de 10 de Março, encabeçada pelo vice-presidente social-democrata Miguel Pinto Luz, depois de ter sido o número dois nas eleições de 2022. O facto de ter descido na lista terá causado mal-estar, conduzindo à saída do PSD… e a esta alegada aproximação ao Chega.

Numa carta enviada a Luís Montenegro, a que a Lusa teve acesso, Rui Cristina acusou a atual liderança do PSD de ter «maior preocupação com ajustes de contas internos, imposição de egos que na essência não assumem compromissos sérios com o partido, interessados unicamente numa permanente querela pelo poder».

Rui Cristina é o segundo parlamentar do PSD a deixar o partido nas últimas semanas, depois de António Maló de Abreu, que foi confirmado este fim de semana como candidato do Chega pelo círculo fora da Europa, após anteriormente ter recusado essa possibilidade.

Num e-mail enviado aos deputados sociais-democratas, Rui Cristina informou ainda que pretende concluir a atual legislatura como deputado não inscrito, alegando que não estão reunidas condições políticas para continuar a integrar e a trabalhar no grupo parlamentar.

Rui Cristina era deputado do PSD, eleito pelo Algarve, desde 2019. Nas últimas Autárquicas, foi mesmo o candidato dos sociais-democratas à Câmara de Loulé, concelho de que é natural.

Além disso, também foi líder do PSD local.

 



Comentários

pub