Algarve vai ter mais 8,9 milhões para reabilitar sistemas de abastecimento de água

Reforço da verba foi aprovado esta sexta-feira

A AMAL vai ter mais 8,9 milhões de euros para a reabilitação dos sistemas de abastecimento de água em baixa, a nível regional, uma verba que se irá juntar aos 35 milhões já previstos na medida gerida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, com o apoio do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Este reforço da verba foi aprovado na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada na manhã desta sexta-feira, anunciou a AMAL.

A medida «tem em vista a reabilitação dos sistemas de abastecimento em baixa, com o objetivo de reduzir as perdas reais de água. Até ao momento, já foram aprovadas 31 candidaturas, a que corresponde um investimento de 21 milhões de euros».

Na prática, o que foi aprovado na Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal de hoje foi o aditamento ao Contrato de Financiamento relativo ao “Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve: SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano”, celebrado entre a Estrutura de Missão “Recuperar Portugal” e a AMAL, através do qual foi reforçada em 8,9 milhões de euros a dotação inicialmente prevista de 35 milhões de euros para a reabilitação dos sistemas de abastecimento de água em baixa dirigido à redução de perdas reais de água.

A decisão sobre as candidaturas apresentadas, cabe a uma Comissão de Gestão composta pela Comunidade Intermunicipal, pela Agência Portuguesa do Ambiente, representada pela Administração da Região Hidrográfica do Algarve, e pela Universidade do Algarve.

No final da execução do projeto, prevê-se que sejam reabilitados 125 quilómetros de rede de abastecimento de água em baixa, contribuindo para uma redução de 2 hectómetros cúbicos (hm3) na procura de água nos sistemas naturais.

No âmbito desta medida, a AMAL tem vindo, também, a desenvolver outras iniciativas, «como ações de formação sobre redução de perdas de água no setor urbano, dirigidas às 19 Entidades Gestoras dos sistemas de abastecimento de água em baixa, mais concretamente aos municípios e empresas municipais».

 

 

 



Comentários

pub