Mostra de Fotografia de Faro (MFA) termina este sábado

Até lá, ainda há muito para ver e refletir

A primeira edição da Mostra de Fotografia de Faro (MFA), que trouxe à capital da região do Algarve 13 exposições de fotografia, entre outras iniciativas, vai terminar no sábado, dia 25, mas não sem antes lançar a reflexão sobre a violência doméstica, sobre a guerra na Ucrânia e sobre a crise migratória no Mediterrâneo.

Hoje, dia 23, a partir das 18h30, o auditório da ETIC_Algarve, no Mercado Municipal de Faro, acolhe o debate “Violência Doméstica: Aqui Um Homem Matou Uma Mulher”, uma iniciativa de entrada livre, aberta ao público em geral.

Esta conversa «tem como ponto de partida a exposição com o mesmo título do fotojornalista José Carlos Carvalho,  que pode ser visitada no exterior da Fábrica da Cerveja e revisita uma reportagem para a revista Visão, que percorreu o país de norte a sul, guiando-nos por lugares e histórias de mulheres assassinadas, vítimas de violência doméstica, e nos faz um retrato de um país pintado de dor, na última década», segundo os organizadores da mostra.

Fazem ainda parte deste painel representantes de instituições que trabalham na área da Igualdade Género e o Apoio à Vítima.

Na sexta-feira, 24 Novembro, também no auditório da ETIC_Algarve, são exibidos a partir das 18h00 projetos fotográficos sobre os migrantes no Mediterrâneo, pelo fotógrafo da Reuters Darrin Zammit-Luppi, e sobre a Guerra Russo-Ucraniana, pelos fotógrafos da agência EPA, bem como o documentário “Olhar/Ver Gérard, Fotógrafo”, realizado por Fernando Lopes.

No dia do encerramento, sábado, 25 de Novembro, entre as 14h00 e as 19h00, terá lugar o Mercado de Autor, «com livros, fotografias e uma conversa com os autores Nuno de Santos Loureiro e João Barrinha, moderada por Susana Paiva».

A festa de encerramento tem início às 19h00, com a projeção de fotografias e música.

As exposições podem ser visitadas na quinta e sexta-feira, entre as 15h00 e as 19h00 e no sábado entre as 11h00 e as 20h00. Todos os eventos são de entrada livre e gratuita.

Além destas exposições, a Mostra de Fotografia de Faro contou, desde o seu início a 21 de Outubro, com a «projeção de projetos com os mais conhecidos fotógrafos do Algarve, apresentações de livros, debate, exibição de documentários e Mercado de Autor, com livros e fotografias.

O núcleo núcleo do evento foi a Fábrica da Cerveja, mas a festa também decorreu noutros “palcos”.

A 1ª edição da Mostra de Fotografia de Faro foi organizada pela associação CC11 em parceria com o Município de Faro, a ETIC Algarve e a Galeria Santa Maria Maior, estando a organização já a planear a segunda edição em 2024.

 

 



Comentários

pub