A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomendou hoje aos cidadãos que evitem deslocações desnecessárias na quinta-feira devido à previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem da depressão Aline pelo continente.
Em conferência de imprensa, Miguel Cruz, segundo comandante da ANEPC, disse que vão ser enviados ainda hoje SMS de alerta à população para o agravamento do estado do tempo a partir de hoje, mas sobretudo na quinta-feira.
De acordo com Miguel Cruz, o nível de prontidão do dispositivo vai subir de amarelo para laranja a partir das 00h00 de quinta-feira.
A proteção civil alertou que, para hoje, está prevista que a chuva comece no norte e centro e que na quinta-feira se alastre a todo território continental.
A Autoridade pede atenção na circulação rodoviária, que se evitem zonas inundadas e as atividades junto ao mar.
Portugal continental vai ser afetado pela depressão Aline, que transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.
Devido à previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.
Amanhã, 19 de Outubro, a chuva, «por vezes forte e persistente» e acompanhada de trovoada, e o vento forte, com rajadas «até 110 quilómetros por hora (km/h)», vão colocar o Algarve e o Baixo Alentejo sob aviso laranja, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Comentários