Depressão Aline coloca Algarve e Baixo Alentejo sob aviso laranja da meteorologia

É esperada chuva forte e vento intenso

Chuva, «por vezes forte e persistente» e acompanhada de trovoada, e o vento forte, com rajadas «até 110 quilómetros por hora (km/h)», vão colocar o Algarve e o Baixo Alentejo sob aviso laranja da meteorologia amanhã, dia 19 de Outubro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Depois da chuva e do vento que marcaram o dia de ontem, terça-feira, na região algarvia, onde houve algumas inundações logo pela manhã, hoje, dia 18, está prevista uma acalmia, mas de pouca dura.

Isto porque está previsto que a depressão Aline, «que irá atravessar o Atlântico em fase de cavamento», atinja «a região centro da Costa Ocidental de Portugal na manhã do dia 19, em deslocamento rápido para leste e transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável», segundo o IPMA.

«No dia 19, com a passagem da depressão Aline, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir da manhã, com rajadas que poderão superar os 100 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões, rodando para noroeste a partir do fim da tarde e enfraquecendo gradualmente», acrescenta a mesma entidade.

A precipitação «deverá ser por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada no litoral das regiões Norte e Centro, logo a partir da tarde do dia 18, estendendo-se ao restante território a partir da madrugada do dia 19 e aumentando de frequência e intensidade durante a tarde desse dia».

Segundo o site do IPMA, logo a partir das 00h00 de amanhã e até às 12h00, tanto o distrito de Faro como o de Beja estarão sob aviso amarelo devido à precipitação. Ao meio dia, a situação deverá agravar, no que toca à chuva, com o aviso a subir para laranja e a ser válido até às 18h00.

O vento também vai motivar um aviso laranja entre as 10h00 e as 21h00.

Toda esta informação será atualizada regularmente, com o IPMA a aconselhar à população «o acompanhamento das previsões meteorológicas e a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo».

Amanhã e depois, dias 19 e 20, também há que ter atenção ao estado do mar, com o IPMA a emitir aviso laranja entre as 00h00 e as 18h00 de dia 20 (no Baixo Alentejo será a partir das 18h00 de dia 19), bem como avisos amarelos para as horas antes e depois deste período, mais precisamente a partir das 9h00 de amanhã e até às 5h00 de dia 21.

«A agitação marítima, que deverá diminuir no dia 18, irá de novo aumentar e tornar-se forte a partir da madrugada do dia 19, esperando-se para a costa ocidental ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, passando a noroeste a partir do fim da tarde e aumentando para 5 a 7 metros de altura significativa, e podendo atingir altura máxima até 14 metros, persistindo durante o dia 20. Na costa sul do Algarve as ondas serão de sudoeste, aumentando para 4 a 5 metros durante a tarde», conclui o IPMA.

 



Comentários

pub