Escola Pinheiro e Rosa participa em encontro transfronteiriço de teatro escolar

Iniciativa decorreu em Beja

A Escola Secundária Pinheiro e Rosa, de Faro, participou no IV Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, que decorreu em Beja e 2 a 4 de Outubro.

O estabelecimento de ensino farense ganhou, pela segunda vez, o selo de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EPAS).

«Nessa qualidade, e considerando que a escola secundária alberga um grupo de teatro com 28 anos de atividade contínua, o clube de Teatro Tapete Mágico, foi convidada para integrar como entidade observadora o IV Encontro Transfronteiriço de Teatro de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu», segundo a Pinheiro e Rosa.

Neste encontro, moderado pela jornalista Ana Elias de Freitas, da Rádio Voz da Planície, «os jovens puderam dialogar sobre a perspetiva do voto aos 16 anos, sobre o combate à desinformação e sobre o papel da memória coletiva na construção de uma Europa democrática. Recordaram que a Democracia leva muito tempo a ser construída, bastando muito pouco para ser destruída».

«Os três dias foram preenchidos com ensaios e representações, formações de teatro fórum, voz, improvisação dirigidos por atores da Companhia BAAL 17, que focalizaram os exercícios para o tema do encontro. Não obstante a pertinência de todas estas aprendizagens, a grande celebração de democracia foi o respeito, a aceitação e a admiração que os diferentes grupos demonstraram, pelos diferentes apresentados, patente nas apreciações críticas finais», descreve.

O evento contou com alunos das escolas EPAS de Mérida, Coimbra, Bombarral, Alenquer, Sintra, Lisboa e Serpa.

 

 

O Cineteatro Pax Julia acolheu as apresentações de todos estes embaixadores juniores, «que assumiram o seu papel enquanto instrumentos de persistência da memória da liberdade, numa Europa que apresenta alguns sinais de inquietação e perigo».

Durante o encontro, os participantes assistiram a um espetáculo humorístico de Jorge Serafim, sobre a importância da palavra, celebrando também o Dia Mundial das Línguas e com a apresentação do coro juvenil do Carmo.

A escola Pinheiro e Rosa foi representada nesta iniciativa pela professora Ana Cristina Oliveira, que é a embaixadora sénior deste projeto na escola e a coordenadora do Clube de Teatro, acompanhada pela responsável da EuropDirect Algarve, Ana Paula Burnay.

O evento foi realizado em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, os Europe Direct de Olivença, do Baixo Alentejo, da Área Metropolitana de Lisboa e do Oeste, Lezíria e Médio Tejo, assim como com a Câmara Municipal de Beja e a Escola Secundária Diogo de Gouveia.

Contou com a presença do Chefe do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente da Silva e com a representante da comissão europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa.

No próximo encontro, a decorrer na cidade de uma das escolas intervenientes no projeto, «a escola secundária Pinheiro e Rosa celebrará também a Democracia através da uma criação de mais um projeto da responsabilidade do Clube de Teatro Tapete Magico».

 



Comentários

pub