André Gomes diz que «turismo náutico tem de ser âncora na promoção do Algarve»

«Vamos continuar a investir na importância do turismo náutico no nosso plano estratégico de promoção»

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, defende que a região deve fazer «do turismo náutico uma âncora cada vez mais forte na promoção internacional». As palavras surgem na altura em que Vilamoura está a receber a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry, o maior encontro mundial da indústria náutica.

O evento termina esta quarta-feira, 11 de Outubro.

Considerando a escolha do Algarve enquanto destino anfitrião deste evento global como uma prova de reconhecimento do enorme potencial que a região apresenta ao nível do Turismo Náutico, André Gomes, que lidera a Região de Turismo do Algarve (RTA) e a Associação Turismo do Algarve (ATA), destaca o trabalho direcionado que tem vindo a ser feito.

«Só no último mês de Setembro, o Turismo do Algarve participou em duas ações estratégicas, em parceria com as marinas de Lagos, Portimão e Vilamoura, com o intuito de dar a conhecer a excelente oferta náutica do Algarve junto de segmentos de turistas premium e de captar novos mercados para a região», explica.

«Realizámos, no início do mês, uma ação de charme em Estocolmo, que se revelou uma oportunidade única para estabelecer negócio com 25 operadores suecos dedicados a este tipo de turismo. Mais recentemente, estivemos também presentes, pela primeira vez, no prestigiado Genoa International Boat Show, uma das principais exposições náuticas do mundo, que acontece, todos os anos, na cidade italiana de Génova», acrescenta.

Tendo em conta a sua ligação umbilical com o mar, o Turismo do Algarve diz que «vê com entusiasmo a forma como a região tem sido capaz de reinventar a sua oferta náutica e de a dotar de um nível de sofisticação crescente».

A um conjunto de infraestruturas e de equipamentos, já por diversas vezes premiados a nível internacional, e a uma série de serviços de qualidade, junta uma diversidade de experiências, desde a prática de desportos de adrenalina – como o surf, kitesurf ou powerboat -, a atividades mais serenas como passeios de vela ou de canoa pela costa, visitas às grutas, mergulho, pesca desportiva ou observação da biodiversidade aquática (entre outras).

Além da vertente de lazer, o destino tem vindo igualmente a afirmar-se como eleição local de eleição para inúmeros eventos internacionais de alta competição e como base oficial de treino para equipas profissionais de todo o mundo.

O Turismo do Algarve destaca ainda o fácil cruzamento que o Turismo Náutico permite fazer com outros produtos turísticos, assumindo-se como uma “porta de entrada” imediata e apelativa para dar a conhecer a restante oferta da região.

A este nível, o destino conta também com exemplos de «grande criatividade como a primeira exposição subaquática da costa portuguesa, recentemente anunciada, organizada ao largo de Albufeira com base em peças do conceituado artista Vhils, que certamente irá atrair novos turistas para o Algarve».

«Vamos continuar a investir na importância do turismo náutico no nosso plano estratégico de promoção, tendo em vista um crescimento turístico do destino mais sustentável e menos dependente da sazonalidade», conclui André Gomes.

 



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