Mákina de Cena promove ciclo de workshops de apoio à criação teatral

Em Setembro e em Outubro

A Mákina de Cena vai promover um ciclo de workshops de apoio à criação teatral, no âmbito do projeto colecTA 23, com a primeira formação a decorrer entre 19 e 21 de Setembro nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro.

Com esta iniciativa, a Mákina de Cena «pretende somar recursos humanos àquela que será uma criação ambiciosa que promete abrir novos caminhos no panorama teatral algarvio».

A primeira oficina de trabalho deste ciclo terá como tema “Iluminação Cénica – A Luz Invisível” e será orientado por Mafalda Oliveira. O workshop terá lugar entre os dias 19 e 21, das 17h00 às 21h00, no IPDJ.

«Durante estes 3 dias serão abordadas as bases e conceitos gerais do trabalho de luz em teatro e as inscrições estão abertas a todos os interessados», revela a associação.

«Com mais de 20 anos de atividade, Mafalda Oliveira desenvolve trabalho de desenho de luz, sonoplastia e direção técnica nas áreas do teatro, música, dança contemporânea e artes plásticas, tendo, ao longo do seu percurso, colaborado com companhias e festivais como: Festival Temps d’image, Teatro das Beiras, Marionetas de Mandrágora, Companhia da Chanca, entre muitos outros», descreve.

Numa segunda fase, em Outubro, no Teatro Lethes, também em Faro, irá decorrer um segundo módulo desta formação, dirigido aos participantes que desejem aprofundar conhecimentos sobre o desenho e técnica de luz, aproveitando o processo de criação do colecTA’23, que começou com o workshop “O Actor e a Neutralidade”, orientado por Nuno Pino Custódio.

Também em Outubro, serão promovidos mais dois workshops no mesmo âmbito.

O primeiro, de “Cenografia e Figurinos”, vai ter lugar na Casa da Mákina, em Loulé, entre os dias 11 e 13 de Outubro. O workshop decorrerá em horário pós-laboral, das 18h00 às 21h00 e será orientado por Patrícia Raposo, «profissional que soma ao seu currículo de figurinista em teatro, uma vasta experiência como assistente de figurinos em televisão, aderecista e cenógrafa, tendo colaborado com companhias como O Grupo de Teatro o Bando, a Companhia de Teatro de Almada ou a ESTE – Estação Teatral».

Este workshop, com vagas limitadas a 8 participantes, é destinado a pessoas ligadas à área da cenografia e figurinos.

«Partindo de uma aproximação mais teórica e conceptual a estas disciplinas, esta ação irá abranger todo o processo de conceção plástica de um espetáculo, desde a criação à concretização e à apresentação, abordando questões como: o corpo e o espaço, a relação entre Actor, espaço e espectador e como a cenografia influencia este diálogo; bem como, a relação do Actor com o figurino e a criação de personagens», explica a Mákina de Cena.

O ciclo de formações fica completo com um workshop de “Produção Cultural” orientado por Pedro Silva, Docente de Gestão Cultural, Políticas Culturais e Programação e Produção Cultural na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e com vasta experiência na área cultural – foi produtor executivo na Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura e diretor de produção de produção na Cooperativa Cultural “A Oficina, Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães”.

Destinado a profissionais de instituições culturais como teatros, associações e companhias, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e entidades similares, este workshop decorrerá em 3 datas diferentes: 9 e 10 de Outubro no Teatro Lethes em Faro, entre as 17h30 e as 22h30; 11 e 12 de Outubro em Lagoa e 30 e 31 de Outubro em Lagos – ambas com local e horário a confirmar.

Nestes workshops «pretende-se apresentar ferramentas e instrumentos de produção executiva, bem como analisar procedimentos usados na pré-produção, produção e pós-produção de ações culturais».

O colecTA é um projeto de criação e capacitação de âmbito regional, que reúne vários atores e estruturas artísticas algarvias com a mesma vontade: construir um caminho conjunto e criar outras possibilidades para o exercício teatral no Algarve.

Com uma primeira edição em 2023, «pretende-se que o coletivo cresça e se implemente uma atividade criativa cíclica, com nova edição prevista para 2025/26».

 

 



Comentários

pub