Mais de 20 pessoas já foram resgatadas em Cacela Velha esta época balnear

Autoridade Marítima Nacional reforça o desaconselhamento da atividade balnear naquela zona

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

Os elementos do Projeto “SeaWatch”, pertencente à Autoridade Marítima Nacional, assistiram durante o dia de ontem, 5 de Agosto, 10 pessoas que se encontravam em dificuldades na água, numa zona não vigiada, na ria Formosa, em Cacela Velha, onde esta época balnear já foram resgatadas mais de 20 pessoas. 

Em nota, a Autoridade Marítima Nacional refere que os 10 banhistas auxiliados se encontram «bem fisicamente e sem necessidade de assistência médica, tendo abandonado o local pelos próprios meios» e reforça o desaconselhamento da atividade balnear na zona da Cacela Velha pelos perigos que representa.

Este aviso junta-se ao que a Câmara de Vila Real de Santo António (VRSA) já tinha deixado. 

Além de relembrar que «o território de Cacela Velha – e toda a sua envolvente – representa um local de rara beleza e de diversidade ecológica que importa conservar e preservar», a autarquia já havia reforçado que «apesar de muito procuradas, sobretudo no Verão, as ilhas barreira, em frente à aldeia de Cacela Velha, não são uma unidade balnear e, como tal, não estão dotadas de um serviço de Assistência a Banhistas (nadadores salvadores)».

Assim, os «visitantes que atravessam a pé, para chegarem à praia, colocam em causa a sua própria segurança, principalmente quando a maré se encontra a vazar, uma vez que as correntes são fortes e puxam para o mar», frisou a Câmara de VRSA numa nota enviada às redações a 5 de Julho.

 

 

De modo a proteger a estabilidade do cordão dunar e da arriba de Cacela, garantir a proteção da fauna e flora desta zona da Ria Formosa e assegurar a segurança dos moradores e visitantes de Cacela Velha, a Câmara de VRSA desaconselha a utilização da zona em frente a Cacela Velha para a prática balnear.

Em alternativa, o município propõe uma visita à Unidade Balnear da Praia da Fábrica (coordenadas: 37° 9’14.61″ N 7°33’12.63″W), respeitando os condicionamentos de circulação e estacionamento, e fazendo a travessia com os operadores de embarcações licenciados para o efeito.

A praia da Manta Rota é outra das opções aconselhadas (coordenadas: 37° 9’54.54″N  7°31’11.00″W,). Com uma vasta área e serviços de apoio, dispõe de várias unidades balneares «que oferecem todas as condições de segurança e estacionamento para os veraneantes».

A Praia da Fabrica e a Praia de Manta Rota, bem como todas as praias do município de Vila Real de Santo António, «oferecem, para sua segurança, um serviço de assistência a banhistas, certificado e de acordo com a legislação em vigor», rematou a autarquia.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub