Município de VRSA desaconselha utilização de Cacela Velha para atividade balnear

Em alternativa, o município propõe a praia da Fábrica ou a praia da Manta Rota

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

O Município de Vila Real de Santo António (VRSA) lançou uma nota esta quarta-feira, 5 de Julho, na qual desaconselha a utilização da zona de Cacela Velha para a prática de atividade balnear. 

«O território de Cacela Velha – e toda a sua envolvente – representa um local de rara beleza e de diversidade ecológica que importa conservar e preservar. Apesar de muito procuradas, sobretudo no Verão, as ilhas barreira, em frente à aldeia de Cacela Velha, não são uma unidade balnear e, como tal, não estão dotadas de um serviço de Assistência a Banhistas (nadadores salvadores)», alerta a autarquia, reforçando que «os visitantes que atravessam a pé, para chegarem à praia, colocam em causa a sua própria segurança, principalmente quando a maré se encontra a vazar, uma vez que as correntes são fortes e puxam para o mar».

«Não obstante os esforços das equipas móveis do Instituto de Socorros a Náufragos, a vigilância não é permanente e, por essa razão, o socorro a qualquer situação de emergência pode não ser assegurado em tempo útil», continua o Município de VRSA.

Assim, e de modo a proteger a estabilidade do cordão dunar e da arriba de Cacela, garantir a proteção da fauna e flora desta zona da Ria Formosa e assegurar a segurança dos moradores e visitantes de Cacela Velha, o a Câmara desaconselha a utilização da zona em frente a Cacela Velha para a prática balnear.

 

 

Em alternativa, o município propõe uma visita à Unidade Balnear da Praia da Fábrica (coordenadas: 37° 9’14.61″ N 7°33’12.63″W), respeitando os condicionamentos de circulação e estacionamento, e fazendo a travessia com os operadores de embarcações licenciados para o efeito.

A praia da Manta Rota é outra das opções aconselhadas (coordenadas: 37° 9’54.54″N  7°31’11.00″W,). Com uma vasta área e serviços de apoio, dispõe de várias unidades balneares «que oferecem todas as condições de segurança e estacionamento para os veraneantes».

A Praia da Fabrica e a Praia de Manta Rota, bem como todas as praias do município de Vila Real de Santo António, «oferecem, para sua segurança, um serviço de assistência a banhistas, certificado e de acordo com a legislação em vigor», remata a autarquia.

«Ajude-nos a proteger este património, que também é seu, e garanta a sua segurança», pede o Município.

 


A história de Cacela Velha tem origens ancestrais. Foi ocupada por fenícios, romanos e árabes. Após a reconquista, ocorrida no século XIII, as marcas da presença da população moura no território continuaram a refletir-se nos hábitos, costumes e paisagens, sendo ainda hoje possível observar marcas dessa época.
A aldeia de Cacela Velha continua a espreitar sobre um cordão dunar que forma as ilhas barreira. Essas ilhas compõem a Ria Formosa, um local idílico, mas frágil, que dá abrigo a uma grande diversidade de fauna, nomeadamente aves, que aí procuram um local para nidificar, bem como a um conjunto de flora que fixa e estabiliza esta estrutura geológica.
A diversidade ecológica que habita a Ria Formosa materializa-se num importante conjunto de aves aquáticas migratórias do norte da Europa e num viveiro para importantes espécies marinhas. No local, localiza-se a arriba que suporta a vila e a sua fortaleza.

 



Comentários

pub