Governo apoia agricultores afetados pelo incêndio de Odemira com máximo de 25 mil euros

Este apoio já tinha anunciado por Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Os agricultores, afetados pelo incêndio de Odemira, Aljezur e Monchique, vão ser apoiados com um montante máximo de 25 mil euros, segundo um despacho publicado esta terça-feira, 22 de Agosto, em Diário da República. 

O fogo, que começou em S. Teotónio (Odemira) e se alastrou a Odeceixe (Aljezur) e Monchique, provocou a «destruição de unidades de exploração económica, nomeadamente de pastos usados na alimentação dos animais das espécies bovina, ovina e caprina», o que leva o Governo a avançar com este apoio.

No despacho, o Ministério da Agricultura e Alimentação diz que se torna «prioritário criar apoios aos produtores pecuários com vista à aquisição de alimentação animal».

O apoio financeiro destina-se «aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas, cujos efetivos pecuários das espécies bovina, ovina e caprina foram afetados pelos incêndios».

Os candidatos devem deter efetivo pecuário identificado e registado na base de dados de apoio ao Sistema Nacional de Informação e Registo Animal (SNIRA).

Para bovinos das raças de vocação carne, será dado um apoio de 38 euros por macho ou fêmea com idade igual ou superior a 24 meses, registados no SNIRA, em nome do produtor no dia 1 de Agosto, e de 25 euros por macho ou fêmea com idade inferior a 24 meses, registados no SNIRA, em nome do produtor também no dia 1.

Para ovinos e caprinos, o apoio é de 13 euros, por animal, registado no SNIRA, em nome do produtor também dia 1.

O financiamento pelo Ministério da Agricultura e Alimentação é assegurado pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP).

Este apoio já tinha anunciado por Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, aquando de uma visita da governante aos territórios afetados pelo incêndio.

 



Comentários

pub