Orquestra Ligeira do Exército volta a Albufeira para dar Concerto de Verão

Algarvia Viviane é a convidada especial

Imagem de Arquivo

Albufeira vai dar palco à Orquestra Ligeira do Exército para um Concerto de Verão, marcado para dia 22 de Julho, um sábado, para a Praça dos Pescadores.

Esta formação musical, «uma espécie de Big Band», é composta por cinco saxofones (flauta, clarinete), quatro trompetes (fliscorne), quatro trombones, dois teclados, duas violas, bateria, percussão e três vocalistas: João de Campos, Lina Rodrigues e Renata Marinho.

A cantora Viviane, vocalista da banda algarvia Entre Aspas, será a convidada especial deste concerto da Orquestra Ligeira do Exército (OLE), que atua em Albufeira pelo segundo ano consecutivo.

Viviane vai dar voz a três temas: “Onde Vais”, de Bárbara Bandeira e Carminho; Barco Negro, de Amália Rodrigues e Criatura da Noite~, dos Entre Aspas e Viviane.

O programa incluiu, ainda, músicas de bandas e artistas como Bee Gees, Paul Anka, Frank Sinatra, Michael

A Orquestra Ligeira do Exército, que tem sede em Paço de Arcos, iniciou a sua atividade em 1976, sucedendo a um agrupamento musical militar criado na Região Militar de Lisboa que, no início dos anos 70 fez furor no programa radiofónico da RDP “Alerta Está!”.

Três anos depois, foi oficializada para poder representar o Exército Português e colaborar com outros ramos das Forças Armadas e com entidades e organismo civis, sendo atualmente dirigida pelo Sargento Mor Cândido Manuel Leitão Ameixa.

«Ao longo dos anos tem-se apresentado assiduamente nas mais prestigiadas salas de espetáculos do país e com os mais variados artistas e convidados do panorama musical nacional e internacional. O seu currículo não se resume às fronteiras nacionais, tendo já efetuado múltiplos concertos no estrangeiro, especialmente dirigidos às Comunidades Portuguesas e Forças Nacionais Destacadas», segundo a Câmara de Albufeira.

«Executando composições de música ligeira, a OLE tem procurado incrementar o gosto pela música nacional, desenvolvendo para o efeito um trabalho de recolha, instrumentação e difusão de temas de raiz popular, sendo hoje considerada uma verdadeira “embaixadora” do Exército Português junto da sociedade civil, contribuindo, desta forma, para a afirmação e valorização do nosso património cultural», conclui a autarquia.

 

 



Comentários

pub