Ordem investiga morte de jovem assistida por médica Diana Pereira em Portimão

A jovem foi assistida no Hospital de Portimão, mas teve alta e acabou por morrer no Hospital Santa Maria

A Ordem dos Médicos vai investigar um alegado caso de negligência que envolve a morte de uma jovem, esfaqueada pelo ex-namorado e que foi assistida no Hospital de Portimão. A situação terá envolvido Diana Pereira, a médica interna que denunciou, há meses, más práticas no serviço de cirurgia de Faro. 

Este foi um caso noticiado pelo Expresso na edição desta semana.

Segundo o semanário, em causa está a assistência prestada a uma jovem, no dia 15 de Junho, a quem foi dada alta.

O caso diz respeito a Joana Nascimento, de 26 anos, que foi esfaqueada quando saía de casa para trabalhar. O ex-namorado já foi entretanto detido.

O crime aconteceu «quando a vítima se encontrava no interior da sua viatura». O suspeito, «por não aceitar o fim de um relacionamento amoroso, surpreendeu-a e golpeou-a, com uma arma branca, no pescoço, causando-lhe ferimentos», segundo a Polícia Judiciária.

A jovem acabou por ser assistida nesse dia no Hospital de Portimão, mas teve alta.

Viria a ser internada, uma semana depois, na mesma unidade hospitalar e, posteriormente, helitransportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde veio a morrer.

Nos registos hospitalares de Portimão, revelados pelo Expresso, é Diana Pereira que aparece como a médica que avaliou «o esfaqueamento da jovem a pedido do clínico geral, sem especialidade, que a recebeu nas urgências e que pediu ajuda à equipa cirúrgica dada a natureza do caso clínico».

Em declarações a este semanário, Carlos Cortes, bastonário da Ordem dos Médicos, disse que «logo no dia ou no seguinte» ao caso ter sido revelado, os elementos foram enviados para o Conselho Disciplinar Regional do Sul para que este órgão os analise.

Diana Pereira, que foi a médica interna que denunciou, há dois meses, más práticas no serviço de cirurgia de Faro, já se defendeu.

Ao Expresso, a médica disse que não observou a jovem «sozinha».

«Estava com outra interna, de outro ano, e com uma especialista. Só escrevi, só fiz o registo no sistema. A única coisa incorreta que fiz, foi não escrever no registo que o fiz com outros elementos», justificou-se.

 



Comentários

pub