Vicentina dinamiza 1ª Oficina DLBC Rural no Município de Silves

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial

A 1ª Oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) decorreu nno dia 14 de Junho,no auditório da Câmara Municipal de Silves. A manhã de trabalho, organizada pela Associação Vicentina, decorreu das 10h30 às 12h30.

A Oficina iniciou-se com a intervenção da vereadora Luísa Conduto Luís, que saudou os membros da Vicentina, parceiros e associados, desejando, em nome do Município, uma manhã de trabalho produtiva.

Márcio Viegas, presidente da Vicentina, agradeceu a presença dos parceiros, referindo que as questões mais importantes a tratar na reunião seriam acerca do território do GAL ADERE 2030, nomeadamente sobre as freguesias rurais e urbanas a incluir no Grupo de Ação Local.

Coordenador executivo da Aliados Consulting, Nuno Prata apresentou o Aviso DLBC – Reconhecimento de Grupos de Ação Local e seleção das Estratégias de Desenvolvimento Local (2023-2027), introduzindo a discussão sobre o plano de trabalhos da parceria para a construção e apresentação da candidatura.

No decorrer da sua intervenção, foram identificadas as necessidades principais e secundárias no âmbito do aviso, assim como o envolvimento na parceria para o período 2023-2027.

Aura Fraga, secretária da Vicentina, fez uma abordagem à planificação dos trabalhos para os próximos dois meses, referindo as propostas da Vicentina para os novos parceiros, a incluir no próximo período de programação.

Ao longo da sua intervenção, a agenda de reuniões semanais relativas ao DLBC foi organizada, tendo ficado definido que a próxima Oficina, com o tema de discussão “Território e Parceria”, decorrerá dia 22 de Junho, às 15h00, no Município de Aljezur.

Paulo Oliveira, chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Planeamento do Município de Aljezur, apresentou as suas reflexões, afirmando considerar importante fazer uma avaliação sobre a estratégia do ADERE 2020, nomeadamente sobre o que correu melhor e pior em termos de desenvolvimento do território.

 

 

Nesta sequência, Carlos Albano, vogal da Vicentina, explicou que, com a implementação da estratégia ADERE 2020, os territórios com menos população e com uma exploração agrícola menor, apresentaram melhores resultados relativamente a momentos em que não existiam os GAL.

Também Helga Francisco, técnica da Câmara Municipal de Lagos, abordou a estratégia ADERE 2020, referindo que, nas reuniões de órgão de gestão do projeto, os seus resultados têm vindo a ser expostos, destacando que se apresentam positivos face aos objetivos previstos.

Na reunião, estiveram presentes os parceiros e associados do ADERE 2020, entre estes membros da Administração Local e Regional, bem como entidades, associações e fundações públicas e privadas.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

O ADERE 2020 é um Grupo de Ação Local (GAL) cujo objetivo é promover em territórios específicos a concertação estratégica e operacional de uma rede de parceiros focalizada no empreendedorismo e criação de postos de trabalho.

 



Comentários

pub