Projeto “Vem bater à minha porta” dá a Silves selo do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

Projeto é dinamizado desde o início de 2022

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação (arquivo)

O Município de Silves foi galardoado com o selo do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais pelo seu projeto “Vem bater à minha porta”.

O reconhecimento permitiu ao Município integrar a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), composta, em 2023, por cerca de quatro dezenas de municípios que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Esta é a 2.ª edição da RACCI, promovida pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias portugueses nesta área, através da atribuição de selos de mérito.

Apoiado pela Merck, no seguimento do projeto corporativo global “Embracing Carers”, este Movimento conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.

Em nota, a autarquia de Silves recorda que o projeto “Vem bater à minha Porta” é uma iniciativa implementada pelo Município de Silves, desde o início de 2022, através dos Polos de Educação ao Longo da Vida, com o objetivo de «estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa no concelho» .

Através da realização de visitas domiciliárias, técnicas do Município dinamizam jogos com recurso a imagens temáticas de tempos livres, animais de estimação, memórias e de curiosidades, ponto de partida para o estímulo e exercitação das capacidades intelectuais e de expressão dos seniores.

O Sul Informação já acompanhou uma destas visitas e conta-lhe tudo nesta reportagem.

 



Comentários

pub