Loulé adere à Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias

Rede promove políticas locais a favor do bem-estar das famílias

Loulé faz parte da Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias desde a passada quinta-feira, dia em que foi admitido neste grupo e distinguido com o diploma que o comprova, durante uma cerimónia que teve lugar na cidade de Coimbra.

A admissão de Loulé nesta rede «vem premiar o trabalho desenvolvido pela autarquia louletana no domínio de apoio às famílias», segundo a Câmara louletana.

«Acredito que não poderia haver alegria maior para um autarca do que ter contribuído para um lugar onde é agradável viver, trabalhar, ter filhos e envelhecer. Fazer parte de uma rede europeia acrescenta a tudo isto uma oportunidade extra, uma extraordinária abertura ao intercâmbio e ao conhecimento. Podem obter o estímulo de outras pessoas, aprender boas práticas, crescer»,  resumiu Regina Maroncelli, presidente da ELFAC – European Large Families Confederation, que dirigiu a sessão.

A Rede Europeia de Municípios Amigos da Família, formalmente constituída em 2018 pela ELFAC, «promove políticas locais a favor do bem-estar das famílias. O objetivo da rede é definir um padrão comum de políticas familiares de qualidade na Europa, para estabelecer a médio prazo uma certificação europeia nesta matéria».

«As vantagens de integrar esta rede constam, por exemplo, do acesso a uma base de dados exclusiva de boas práticas a nível europeu; publicação de informação sobre a autarquia no website da rede europeia; participação nas reuniões, seminários, workhops e convenções europeias; adesão ao movimento a favor de uma Europa mais amiga da família e utilização do logotipo da rede europeia», revelou a Câmara de Loulé.

 

 

O município louletano «aposta em ações de promoção do desenvolvimento infantil, da parentalidade positiva, que garantam o bem-estar e os direitos das crianças, e valoriza a educação não formal através de atividades lúdicas, artísticas, ambientais e criativas».

A Câmara Municipal de Loulé destaca algumas das boas práticas que tem levado a cabo em termos de políticas de apoios às famílias e «que constituíram razões para a integração nesta rede»: «a redução fiscal para famílias numerosas (IRS e IMI), as ações que fazem parte da Estratégia Local de Habitação, o Regulamento “Loulé Solidário” que permite comparticipar despesas de famílias carenciadas (renda de casa, faturas da água e luz, medicamentos, etc.), a gratuidade nos transportes públicos urbanos, a atribuição dos cadernos de atividades a todos os alunos da rede pública, o programa “Férias para Todos”, entre outras».

Durante esta sessão, e pela quinta vez consecutiva, Loulé foi distinguida pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com a atribuição da Palma, que dá «visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias, potenciando as sinergias e partilha de experiências entre os municípios».

«As medidas facilitadoras da vida familiar, em particular para as famílias com três ou mais filhos, são determinantes no combate ao envelhecimento e desertificação, sendo fonte de riqueza, através da criação de emprego, do aumento do espírito de iniciativa e da estabilidade social», concluiu a Câmara de Loulé.

 

 



Comentários

pub