ANP|WWF estuda remoção de barreiras no rio Vascão e na ribeira de Odeleite

Operações permitirão melhorar os habitats

O estudo preparatório para remoção de barreiras fluviais do Rio Vascão e da Ribeira de Odeleite já começou a ser realizado pela ANP|WWF (Associação Natureza Portugal|World Wide Fund For Nature).

Este e outros dois estudos relativos à retirada de barreiras, nos rios Sabor e Sousa, estão a ser desenvolvidos com o apoio e financiamento do programa European Open Rivers, uma organização que atribui fundos dedicados à remoção de barreiras para o restauro da continuidade fluvial dos rios.

No caso do Vascão, que, no Sotavento, delimita a fronteira entre o Algarve e o Alentejo, o projeto «surge no seguimento da remoção do açude de Galaxes e pretende aumentar significativamente as operações nesta área, removendo mais duas barreiras na mesma ribeira – Ribeira de Odeleite – e 12 barreiras no rio Vascão».

Os dois cursos de água algarvios «acolhem as únicas populações sobreviventes em Portugal de uma das espécies de peixes de água doce não migratórios mais ameaçadas, o saramugo», razão pela qual a remoção das barreiras já tinha sido priorizada «por um relatório ministerial».

«Estas remoções têm o potencial de restaurar 93 quilómetros de rio de fluxo livre e melhorar significativamente o habitat, não só para o saramugo, mas também para a enguia europeia e outras espécies nativas em risco de conservação, incluindo mamíferos como a lontra e o lince ibérico», descreve a ANP|WWF.

O financiamento que chegará do European Open Rivers Programme «vai permitir realizar visitas de campo para identificar e mapear barreiras fluviais nos três rios, bem como para estudar a viabilidade da sua remoção».

Permitirá ainda « desenvolver o trabalho de comunicação com os proprietários das barreiras, comunidades locais e respetivos municípios; mapear e estudar outras barreiras que possam existir no mesmo rio; obter as autorizações necessárias para a remoção; e preparar os planos de remoção e restauro do rio».

 



Comentários

pub