Arte Bianca e La Dolce Vita integram Semana da Cozinha Italiana

Aljezur e Portimão estão na lista de 21 restaurantes em Portugal por onde esta Semana vai passar

O restaurante Arte Bianca, em Aljezur, e o La Dolce Vita, em Portimão, integram a lista de mais de duas dezenas de restaurantes portugueses por onde a Semana da Cozinha Italiana vai passar, entre 14 e 20 de Novembro.  

Esta iniciativa, promovida pela embaixada de Itália em Lisboa, regressa para a sua sétima edição com o objetivo de «promover a excelência da cozinha italiana e dos seus territórios», este ano com o tema “Convivência, Sustentabilidade e Inovação: os ingredientes da cozinha italiana para a saúde das pessoas e a proteção do planeta”.

O programa inclui várias atividades, e vai passar por restaurantes de Norte a Sul, onde serão criados menus ou pratos específicos para serem degustados exclusivamente durante o evento.

Além dos dois restaurantes algarvios, a Semana da Cozinha Italiana passa por Braga (La Piola), Matosinhos (Il Ristorantino), Porto (Muti), Castelo Branco (Arena di Verona) ou Lisboa, com várias opções de locais.

A escolha foi feita com base em condições como um chefe qualificado e pelo menos um funcionário que fale a língua italiana, uma ementa com mais de 50 por cento de pratos italianos e um número de vinhos italianos DOP ou IGP superior a 30 por cento da totalidade da carta de vinhos, ou utilizar azeite virgem extra DOP/IGP italiano na confeção dos pratos.

A primeira atividade da Semana da Cozinha Italiana no Mundo decorre na próxima segunda-feira, 14, às 18h00, no restaurante italiano Libertà Kitchen. Durante o evento, cuja abertura estará a cargo do embaixador de Itália em Portugal, Carlo Formosa, haverá uma prova de vinhos dirigida aos importadores e operadores portugueses do setor. O evento vai também assinalar o lançamento de uma iniciativa que tem como principal objetivo promover a tradição enológica italiana através do conhecimento e da formação: um Concurso de Jovens Sommeliers, cujo prémio será um curso de enologia com estágio em Itália.

 

 

Já na quarta-feira, 16, às 16h00, a Semana da Cozinha Italiana no Mundo sugere um momento de reflexão, com o webinar “A cozinha italiana entre tradição e inovação. Os ingredientes e os pratos típicos da tradição gastronómica italiana: sustentabilidade e saúde das pessoas e do planeta”, dirigido a instituições, associações e operadores locais do setor, mas também ao público em geral.

Peritos italianos na área, entre os quais Stefano Sforza, docente de Ciência dos Alimentos e dos Fármacos da Universidade de Parma, Andrea Ghiselli, diretor do centro de investigação CREA – Alimentos e Nutrição, e Cesare Varallo, advogado especializado em direito alimentar, vão debater as tendências sustentáveis no consumo alimentar, os últimos desenvolvimentos no debate europeu sobre nutrição e rotulagem na frente da embalagem.

O webinar terá acesso gratuito e tradução simultânea italiano-português. As inscrições podem ser feitas aqui. 

Estes são os restaurantes que integram a lista: 

Arte Bianca – Aljezur (Rua do Vento, 3)

La Dolce Vita – Portimão (Av. Tomás Cabreira, Ed. Mar Azul, Praia da Rocha)

La Piola – Braga (Rua Dom Afonso Henriques, 25)

La Porta – Braga (Rua dom Diogo de Sousa, 19)

Italy Caffè – Braga (Praça da República, 18 r/c)

Il Ristorantino – Matosinhos (Rua Sousa Aroso, 684)

Sapori D’Italia – Matosinhos (Rua Sarmento Beires 122,Leça da Palmeira)

Sergio Crivelli – Matosinhos (Rua de Brito Capelo, 705)

Muti – Porto (Rua da Picaria, 55)

Italianino – Coimbra (Rua Borges Carneiro, 6)

Mia Bella Pizza – Coimbra (Rua Flavio Rodrigues, 57 loja A)
Spaghetti Notte – Coimbra (Rua Vitorino Nemesio, 397)

Arena di Verona – Castelo Branco (Av. Cidade de Zhuhai, 174, loja 5)

Cantina Bellaciao – Lisboa (Rua da Costa, 10 – Alcântara)

Come Prima – Lisboa (Rua do Olival, 258)

Il Matriciano – Lisboa (Rua de São Bento, 107)

Il Mercato – Lisboa (Passeio do Pátio Bagatela, Rua Artilharia 1 51 Bloco B, Loja M)

Lupita – Lisboa (Rua de S. Paulo, 79)

Pastaria – Lisboa (Largo Santa Bárbara, 8f)

Santa Clara dos Cogumelos – Lisboa (Mercado de Santa Clara)

Per Tutti – Sines ( Rua Serpa Pinto, 25 – 7520-241)

 



Comentários

pub