Após «anos de aperfeiçoamento», pizzaria no Algarve está nas 50 melhores da Europa

«A massa é o elemento-chave da pizza», garante o chef do Arte Bianca

O Arte Bianca, com restaurantes em Aljezur, Arrifana e Sagres, integra a lista das 50 melhores pizzarias da Europa, um dos concursos internacionais mais prestigiados em termos de avaliação de pizza italiana. 

De acordo com Emanuele Zingale, chef e pizaiolo do Arte Bianca, «a massa é o elemento-chave da pizza», que, neste restaurante, é feita com farinhas italianas selecionadas e naturais e dois ingredientes muito especiais: «carinho e amor».

«Foi com grande satisfação que recebemos esta distinção, porque foram muitos anos de pesquisa e aperfeiçoamento até chegarmos a estas pizzas», frisa Emanuele Zingale ao Sul Informação. 

Esta pizzaria algarvia passa assim a fazer parte do 50 Top Pizza, que avalia os restaurantes baseando-se em vários critérios como a pizza (e os seus ingredientes), o serviço, o espaço, o tempo de espera, a existência de carta de vinhos (com produtos locais e regionais), a cerveja (com preferência por produtos artesanais) e a oferta variada de bebidas.

Ao Sul Informação, Emanuele Zingale explica que foi «uma surpresa» receber a notícia de que o restaurante ia passar a fazer parte do top 50. Segundo o chef, o Arte Bianca recebeu, sem saber, no início do ano, a visita dos inspetores, que lá estiveram como clientes. Em Fevereiro, chegou uma carta com a grande novidade.

Para Manuela Mattavelli, fundadora do restaurante, «este prémio vem refletir os pilares nos quais assenta o Arte Bianca – amor, paixão, inovação e desenvolvimento – sempre com o objetivo de que cada cliente se apaixone pelos pratos que servimos».

«A nossa ideia é revelar a simplicidade da cozinha italiana neste prato considerado comum, mas que, para nós, não é», explica Emanuele Zingale, referindo que, no Arte Bianca, os ingredientes são o mais naturais possível, vindo diretamente de Itália ou de produtores locais.

Atualmente, o restaurante apresenta quatro variedades de massa de pizza: Pizza & Massas Gourmet, elaboradas com massa-mãe, após uma longa fermentação, maturação natural e levedação mínima de 72 horas; La Nuvola di Arte Bianca, o mais recente produto inovador, feito com massa fermentada de alta hidratação, com 90% de água e uma longa fermentação em diferentes temperaturas; as Massas integrais com massa-mãe, elaboradas com farinhas naturais que seguem uma longa fermentação e maturação natural, com um mínimo de 72 horas; e a Massa sem glúten, uma massa-mãe feita com farinhas naturais após uma longa fermentação (mínimo de 72 horas) e maturação natural.

Os preços das pizzas variam entre 8,80 euros (Margherita) e 14,50 euros (Primavera).

 

 

 

 



Comentários

pub