Tavira integra Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Com o Plano de Promoção da Atividade Física

Tavira passa a integrar a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, devido ao Plano de Promoção da Atividade Física – Todos em Movimento, e assinala o seu aniversário com o hastear da bandeira comemorativa dos 25 anos.

«Com o objetivo de fomentar hábitos de vida saudáveis e a prática desportiva na comunidade», a autarquia celebrou com um conjunto de associações locais – como a Casa do Povo de Santo Estêvão, Clube de Vela de Tavira, Clube Bike Team Tavira, Ria – Aqua Clube Tavira e Tavira Natação Clube – mais uma parceria tendo em vista a implementação do Plano de Promoção da Atividade Física do Concelho de Tavira – Todos em Movimento, que decorre entre Outubro de 2022 e Junho de 2023.

O Plano, que implica um investimento de mais de 140 mil euros, «visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar», frisa a autarquia.

Neste sentido, e de forma a coordenar todos os projetos e fazer o aconselhamento e encaminhamento da população, está disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Os projetos, gratuitos e diversificados, abrangem públicos com faixas etárias distintas.

O “Crescer em Movimento” destina-se a crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 18 anos. O “Põe-te a Mexer”, para adultos dos 18 aos 55 anos, inclui os projetos Gimnasticando (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica), Atividade Física Adaptada (cidadãos portadores de algum tipo de deficiência) e XutosN’Bola (grupos informais de futsal).

Já o “Viva +”, com adultos com mais de 55 anos, inclui ActiveSenior (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e gerontomotricidade administrada nos Lares e Centros de Dia do concelho) e Hidro Sénior (atividades de hidroginástica nas Piscinas Municipais).

A “Atividade Física e Saúde” é para populações especiais associadas a necessidades na área da saúde e inclui os projetos Atividade Física Adaptada (trabalho desenvolvido com a Fundação Irene Rolo que consiste na prática de atividades aquáticas, expressão físico-motora e Boccia) e GATO (projeto em colaboração com o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes).

Em parceria com o ACES do Sotavento estão os projetos “Diabetes em Movimento” (três sessões semanais de exercício físico), “Programa de Reabilitação Respiratória de Proximidade” (desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e o Município de Tavira com vista a melhorar a qualidade de vida das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e Combate à Obesidade (avaliação, acompanhamento e encaminhamento dos utentes, a partir dos três anos, para os diferentes projetos de atividade física).

As iniciativas “Todos a Caminhar” e “Tavira conVid’a a Pedalar” são transversais a todos os programas. O primeiro projeto consiste em marchas corridas semanais, o segundo em passeios guiados em bicicleta BTT, ambos num calendário pré-definido que engloba todas as freguesias do concelho.

Inseridos no programa “Crescer em Movimento”, para idades entre os 3 e os 17 anos, encontram-se ainda os projetos “Infantários em Movimento”, para alunos dos infantários e do ensino pré-escolar, “Move-te na Escola”, para alunos do 1.º Ciclo do concelho e “Desportiv@mente”, destinado a crianças e jovens acolhidos em instituições de solidariedade social do concelho.

Ao dinamizar este Plano, a autarquia pretende, juntamente com as diferentes entidades parceiras, «baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida, e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita».



Comentários

pub