Festa dos Anos de Álvaro de Campos apresenta concerto inédito de Dulce Pontes e Maria João

Celebrações decorrem entre 15 de Outubro e 30 de Novembro

Um sarau de Dulce Pontes com Maria João marca a Festa de Anos de Álvaro de Campos, traduzindo-se num «acontecimento muito especial, porque é inédito em Portugal que estas duas cantoras atuem juntas», afirma Tela Leão, responsável pela Partilha Alternativa, que organiza este evento que celebra o heterónimo que Pessoa fez nascer em Tavira.

Acompanhadas por João Farinha, nos teclados, e Daniel Casares, na guitarra, as artistas vão interpretar temas compostos para poemas de Fernando Pessoa, por compositores portugueses e brasileiros, e outros temas de poetas da sua escolha.

O espetáculo “Que Noite Serena”, está marcado para este domingo, 16 de Outubro, às 18h00, na Igreja da Misericórdia de Tavira. Devido à previsão das condições meteorológicas, o evento já não se poderá realizar na Praça da República, como estava marcado. Apesar de a entrada continuar a ser gratuita, está sujeita aos lugares disponíveis e as pessoas serão organizadas por ordem de chegada.

Quem não conseguir entrar, «poderá sempre assistir em direto através das redes sociais do evento», convida Tela Leão.

A responsável pela iniciativa não podia estar mais feliz por incluir este sarau no programa: «Há muito que as queria trazer para a festa e finalmente conseguimos», revela ao Sul Informação. 

Mas antes deste espetáculo, a programação já vai avançada. Este ano, as comemorações da Festa dos Anos de Álvaro de Campos começam a 15 de Outubro e terminam a 30 de Novembro e, como tal, para o primeiro dia, às 16h00, está agendada a apresentação de Álvaro de Campos no Átrio da Biblioteca Municipal de Tavira, com Vitor Correia e a Banda Musical de Tavira.

 

 

Às 17h00, no Jardim da Biblioteca, haverá mesa posta com algumas iguarias doces e bebidas para receber os convidados, uma organização da Casa Álvaro de Campos com colaboração da Fundação Irene Rolo e participantes do programa Doce Pessoa.

Para finalizar, às 18h00, na Ermida de São Sebastião, assiste-se à performance-diálogo com Ricardo Belo de Morais, acompanhado ao piano e canções de Rogério Godinho. Os bilhetes custam 8 euros e devem ser reservados através do e-mail [email protected].

Além dos espetáculos, o programa contará com muitas exposições, que podem ser consultadas aqui, e a iniciativa «Poesia Espalhada» que, às 11h00, na Rádio Gilão, inclui entrevistas com artistas do programa.

«A Festa dos Anos de Álvaro de Campos também serve para que os artistas locais consigam conviver com os artistas de fora, porque o que acontece muitas vezes é que, no Verão, todos estão a trabalhar e acabam por não se conseguir cruzar», refere Tela Leão.

 

Tela Leão na Casa Álvaro de Campos. Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

 

Todos os anos, desde 2015, a associação cultural Partilha Alternativa coordena esta celebração com a participação de artistas individuais e associações culturais de Tavira e não só e, com o passar dos anos, a adesão tem sido «cada vez maior», garante a responsável.

Este ano, a iniciativa contou já com duas agendas: uma em Junho, quando Richard Zenith, um dos maiores especialistas em Fernando Pessoa, visitou Tavira, e outro no dia 8 de Outubro, com a apresentação do programa em Lisboa, na Casa Fernando Pessoa.

Todas as semanas, o Sul Informação trará mais novidades sobre o programa da Festa.

 

 



Comentários

pub