Um «Pessoa» finalista do Pulitzer vem a Tavira para “conhecer” Álvaro de Campos

Haverá duas sessões, uma em inglês e outra em português

Richard Zenith, um dos maiores especialistas em Fernando Pessoa, vai estar em Tavira a 11 de Junho, para o primeiro evento da Festa dos Anos de Álvaro de Campos.

Depois de se ter dedicado à escrita de “Pessoa: a Biography”, finalista do Prémio Pulitzer 2022, Zenith acaba de lançar a sua obra na versão portuguesa – e vem agora a Tavira apresentá-la, na abertura da Festa de Anos de Álvaro de Campos (heterónimo que Pessoa fez nascer em Tavira).

Neste dia, serão realizadas duas sessões, uma em inglês e outra em português, antecedendo o início da festa oficial de aniversário, um extenso programa que vai decorrer em Tavira de 15 de Outubro a 30 de Novembro.

Tela Leão, responsável pela Partilha Alternativa, que organiza este evento pessoano, explica ao Sul Informação que a primeira sessão, das 14h30 às 16h30, será uma conversa em inglês sobre o livro “Pessoa: a Biography”, para todos os que estiverem interessados e, especialmente, para os artistas da Galeria Artesis, «que participam na festa todos os anos».

«Trata-se de um grupo de ingleses que já participa na Festa há três anos. Eles escolhem um tema, desenvolvem-no e depois fazem uma exposição com isso. Este ano, eu liguei para o Zenith e perguntei se ele não se importava de trazer uma conversa informal sobre Fernando Pessoa, em inglês, para esse grupo e ele, de forma muito simpática, aceitou logo», explica Tela Leão.

 

Tela Leão na Casa Álvaro de Campos, em Tavira – Foto: Pablo Sabater | Sul Informação

Além desta sessão, haverá outra, das 18h00 às 19h00, em português, onde Richard Zenith falará um pouco sobre o seu “Pessoa: Uma Biografia” – versão portuguesa publicada no corrente mês de Maio  -, responderá a perguntas e estará disponível para autografar exemplares do livro, que vai estar à venda na Biblioteca de Tavira.

A primeira sessão será reservada a 60 pessoas, mediante inscrição prévia, para que haja uma maior interação entre Richard Zenith e os participantes. «O objetivo é que este público fique a conhecer melhor a obra de Fernando Pessoa porque, ao contrário de nós, não tiveram a possibilidade de a estudar na escola», explica Tela Leão.

De acordo com a responsável pelo Aniversário, este é um evento que, apesar da altura do ano em que se realiza, recebe muitos interessados.

«Com o tempo, acho que foi havendo visibilidade da cidade de Tavira com relação a um património que é, sem dúvida, imaterial: já que estamos a falar de uma personagem, mas que nasceu em Tavira», diz, relativamente a Álvaro de Campos.

“Pessoa. Uma Biografia”, edição encadernada, com mais de mil páginas e dois cadernos de fotografias, estará à venda na Biblioteca Municipal de Tavira, por 29,90 euros, a 11 de Junho.

A versão em inglês da obra de Richard Zenith foi finalista do Prémio Pulitzer 2022, na categoria Biografia.

O norte-americano Zenith é escritor, tradutor, investigador e um dos mais destacados especialistas (nacionais e internacionais) da vida e obra pessoanas. Foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2012. Vive  há mais de 30 anos em Portugal, dividindo o seu tempo entre Lisboa e a algarvia Carrapateira.

 

 

 



Comentários

pub