64 jovens voluntários de Loulé participaram na vigilância florestal este Verão

Pelo 15.º ano consecutivo

Pelo 15.º ano consecutivo, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé dinamizou, nos meses de Julho e Agosto, o programa “Vigilância Florestal – Voluntariado Jovem”, no qual participaram 64 jovens.

O projeto, que se destina a jovens em período de férias escolares, tem como objetivo «promover a ocupação dos tempos livres e sensibilizar os mais novos para a preservação do património florestal».

Nesta edição, participaram jovens entre os 12 e 17 anos, organizados em grupos de sete elementos, acompanhados por um monitor.

As brigadas realizaram vigilância em dias alternados durante duas semanas, com caminhadas pelos espaços rurais nas diferentes freguesias do concelho de Loulé que integram o território florestal.

«Esta ação teve como objetivo a prevenção e deteção de fogos florestais, a sensibilização e informação à população, para além da aprendizagem relacionada com os incêndios florestais e das caminhadas ao ar livre», além de favorecer «as relações interpessoais e o convívio entre os elementos dos grupos», refere a Câmara de Loulé em nota.

 

 

No encerramento de cada brigada os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Unidade Avançada de Proteção Civil, em Vale Maria Dias, onde contactaram com as Equipas Municipais de Intervenção Florestal e Sapadores Florestais.

Os jovens ficaram assim a conhecer os equipamentos usados pelas equipas na sua atividade diária durante o período de maior risco de incêndio, além de terem contactado diretamente com a brigada a cavalo da GNR que colabora no mesmo objetivo de defesa da floresta.

Este programa contou com o apoio das juntas de freguesia de Alte, Ameixial, Salir e União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, os territórios por onde passaram estas brigadas.



Comentários

pub