Lagoa promove caminhada do Farol de Alfanzina à Torre da Lapa

Caminhada integra-se no centenário do farol e nas Jornadas Europeias do Património

A caminhada guiada “Entre Faróis” marcada para dia 17 de Setembro, às 9h00, levará os participantes do Farol de Alfanzina, em Carvoeiro, até à Torre da Lapa, já na freguesia de Ferragudo. O ponto de encontro é o farol de Alfanzina.

A caminhada insere-se nas comemorações do centenário daquele farol, mas também nas Jornadas Europeias do Património.

Devido às condições específicas da sua costa recortada, com pequenos areais ladeados de proeminentes promontórios, o concelho de Lagoa conta com dois dos seis faróis da região algarvia: Ponta do Altar, na foz do Arade, em Ferragudo, em funcionamento desde 1893, e Alfanzina, ao largo de Carvoeiro, construído em 1920.

Esta segunda caminhada “Entre Faróis” tem como trajeto os percursos pedestres do litoral do concelho de Lagoa, Sete Vales Suspensos e Caminho dos Promontórios.

Trata-se de uma visita guiada ao património faroleiro e à paisagem natural da orla costeira, com as suas geoformas, fauna e flora. Além dos faróis, ao longo do trajeto são também destacados outros elementos do património construído, como é o caso da torre de atalaia do Vale da Lapa.

 

 

A costa portuguesa continental e insular, com um total aproximado de 1860 quilómetros, faz de Portugal um dos países do mundo com maior extensão litorânea. As características topográficas e orográficas fizeram com que, em todo o país, fossem construídos 53 faróis e cerca de 500 farolins e equipamentos auxiliares de alumiamento e apoio à navegação marítima.

Ao longo do tempo, os faróis têm sido protagonistas do imaginário coletivo das comunidades dos territórios onde se inserem. Não raramente, devido à sua localização, normalmente apartada das povoações em locais ermos da costa, e ao seu papel vigilante de sentinelas noturnas, são olhados como locais místicos.

Nos últimos anos, tem aumentado interesse das populações por este que é um símbolo de uma nação desde sempre ligada ao mar, o que feito crescer a oferta de visitas e outras atividades em torno deste património secular

A participação na caminhada é gratuita, mas obriga a inscrição, estando limitada a 24 participantes. Inscreva-se em: https://bit.ly/3crH4tq

 

 



Comentários

pub