Quase 600 operacionais continuam a combater incêndio de São Marcos da Serra

Meios aéreos vão retomar a sua aºão, com a luz do dia

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação – arquivo

Um total de 583 operacionais, apoiados por 207 veículos, dos quais pelo menos 15 são máquinas de rastos, continua, esta manhã, a combater o incêndio que começou às 13h15 de ontem, 25 de Julho, na freguesia de São Marcos da Serra (Silves) e que já ameaça o vizinho concelho de Loulé. 

No último ponto de situação, feito ontem antes da meia noite, a frente inicial do fogo, na zona de Fica Bem, estava a ceder aos meios, mas duas outras continuavam a arder com muita intensidade, uma delas avançando em direção à ribeira de Odelouca e temendo-se que pudesse passar para o território de Loulé.

Durante a noite, sem a possibilidade de usar os meios aéreos – que ontem chegaram a ser sete, entre aviões e helicópteros -, o combate às chamas foi feito pelos meios terrestres, com especial destaque para as máquinas de rastos, que tentaram conter o avanço das frentes.

Entretanto, o IC1, a estrada Algarve/Lisboa,que ontem à tarde foi cortado entre Messsines e Ourique, já foi reaberto ao trânsito pouco antes da meia noite, apesar de estar condicionado.

A Autoestrada do Sul (A2) continua cortada esta manhã.

Ontem, durante a tarde, houve que retirar de suas casas meia centenas de pessoas, de localidades como Azilheira e Boião.  A maior parte dessas pessoas conseguiu abrigo em casas de familiares, havendo apenas uma que foi alojada numa zona de apoio criada pela autarquia, em São Bartolomeu de Messines, disse Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves, em declarações à CNN.

Esta manhã, com as condições meteorológicas a manterem-se – previsão de muito calor, vento e baixa humidade – as esperanças voltam a estar voltadas para a intervenção dos meios aéreos, que começa dentro de pouco tempo, com a luz do dia.

 

 



Comentários

pub