Faro não vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Anúncio acabou de ser feito numa conferência de imprensa em Lisboa

Faro não passou à próxima fase do processo de escolha da Capital Europeia da Cultura em 2027, acaba de ser anunciado numa conferência de imprensa que decorreu em Lisboa.

A candidatura algarvia, que foi defendida na quarta-feira pela equipa da Faro2027, não convenceu o júri internacional do concurso, que escolheu como finalistas Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada.

Apesar de não ter dado um passo em frente, e como foi salientado pelo presidente da Câmara Rogério Bacalhau, por Bruno Inácio, coordenador da Faro 2027, e vários membros da equipa, ainda antes da apresentação da proposta perante o júri, o caminho feito até aquele momento já tinha sido enriquecedor e dará frutos, no futuro.

Um bom exemplo é a transformação prevista para a Vila-Adentro de Faro, que irá avançar independentemente da decisão hoje tomada.

Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real eram as 12 candidatas a ser Capital Europeia da Cultura em 2027.

As candidaturas foram avaliadas por um júri que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal.

 

 

 



Comentários

pub