Exames do Secundário só para acesso ao Superior e 9º ano terá provas de aferição

Aprovado o decreto-Lei que estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias quanto à avaliação, aprovação e conclusão do ensino básico e quanto à avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário e acesso ao ensino superior

O Governo decidiu manter as condições excecionais dos exames do secundário, que só contam para acesso ao ensino superior, e anunciou que as provas finais do 9º ano vão servir este ano apenas para aferição. Estas medidas extraordinárias para a avaliação externa do ensino básico e secundário foram decididas hoje em Conselho de Ministros.

Quanto às provas finais do 3º ciclo, o executivo decidiu mantê-las, depois de dois anos em que foram suspensas devido à pandemia da covid-19, mas não contam para a nota final dos alunos do 9º, servindo apenas para efeitos de aferição.

O comunicado do Conselho de Ministros desta quinta-feira, dia 17 de Março, salienta que «ainda que, no ano letivo 2021/2022, apenas tenha havido alterações pontuais ao calendário escolar, nomeadamente o ajustamento da interrupção letiva do Natal, as situações de doença e isolamento profilático motivadas pela COVID-19, tiveram impacto nas atividades letivas presenciais».

Nesse sentido, «considera-se necessário realizar todos os instrumentos de aferição normalmente previstos, as provas de 9º ano para efeitos de aferição, bem como prorrogar as condições excecionais de conclusão do Ensino Secundário, havendo lugar à realização de exames nacionais apenas para efeitos de acesso ao ensino superior».

 



Comentários

pub