Albufeira cria 4 campos “artísticos” de basquetebol 3×3 para «trazer o desporto para a rua»

O concelho algarvio juntou-se ao projeto “3×3 Basket Art”

Quatro novos campos de basquetebol ao ar livre 3×3, com um cunho artístico, vão ser construídos no Parque de Vale de Faro, em Albufeira, com o objetivo de trazer este desporto «de volta à rua», num ambiente ligado à arte urbana, com a assinatura do artista local Asur.

A Câmara de Albufeira aderiu ao projeto “3×3 Basket Art”, da Federação Portuguesa de Basquetebol (FBP), iniciativa que prevê a criação de campos de basquetebol ao ar livre, «destinados a promover a atividade física, o bem-estar e a prática informal do basquetebol de todos os habitantes».

A adesão deste município algarvio ao projeto da FPB foi anunciada na apresentação de mais uma Festa do Basquetebol Juvenil, que Albufeira vai acolher entre os dias 9 e 14 de Abril.

Segundo Manuel Fernandes, presidente da FPB, «já existem 12 campos de Basket Art no país, mas há muitos mais em projeto, cerca de 80».

No entanto, como frisou José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, o concelho algarvio será «o primeiro do país onde haverá quatro campos – todos os outros têm um ou dois campos».

 

Manuel Fernandes

 

«Para a nossa modalidade, era importante sairmos de um local fechado e trazer o basquetebol de volta à rua. Trata-se de trazer o desporto para a rua. É isto que este projeto permite», continuou Manuel Fernandes.

Até já está prevista uma competição, «um campeonato de 3 para 3, só para as autarquias aderentes a este projeto».

Ainda assim, estes não são campos criados a pensar na competição – pelo menos exclusivamente, uma vez que o basquetebol 3×3 é já uma modalidade olímpica.

«Temos aqui formas de utilização que também são lúdicas. Estes campos estão abertos a todos e acho que este projeto vai favorecer a população, porque vão ter mais um espaço para fazer desporto. É sempre enriquecedor, o nosso país precisa muito de equipamentos desportivos», considerou o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

 

 

Para instalar estes novos quatro campos, será reconvertido o espaço hoje ocupado por três campos de ténis, no Parque de Vale de Faro, um espaço verde situado numa zona central de Albufeira.

Além de «retirar as torres de iluminação do centro do campo e colocá-las nos extremos», a intervenção vai contemplar a colocação de um novo pavimento, em resina acrílica, já que o existente «não é adequado para esta atividade», segundo Mónica Silva, coordenadora de Espaços Exteriores da Câmara de Albufeira.

O projeto também contempla a instalação de equipamento sanitário de apoio aos campos e um balneário agregado à casa de banho.

A vertente artística e criativa associada a este projeto ficará a cargo de Asur, nome artístico do albufeirense Filipe Neves, «conhecido pelos seus murais de grafitti, que podem ser apreciados em vários pontos da cidade e em várias partes do mundo», segundo a Câmara de Albufeira.

 

 

 

 



Comentários

pub