Festa do Basquetebol volta a trazer «alegria, emoção e talento» a Albufeira

De 9 a 14 de Abril

José Carlos Rolo – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

«Garanto que vale a pena, para quem gosta da modalidade, vir aqui ver a alegria, a emoção e o talento», garantiu Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, à margem da apresentação de mais uma Festa do Basquetebol Juvenil, que vai decorrer em Albufeira, entre os dias 9 e 14 de Abril.

Ao todo, vão marcar presença no evento mais de 800 atletas femininos e masculinos, dos escalões sub-14 e sub-16, num total de 72 seleções distritais, acompanhados por 144 treinadores.

A estes, juntam-se «160 oficiais de mesa e árbitros, 60 voluntários e 22 operadores de câmara», que permitirão «transmitir 205 jogos através da FPB TV, para todo o mundo».

«São números gigantescos», afirmou Manuel Fernandes.

«Expetativas são sempre altas e nunca ficam goradas. Sempre conseguimos atingir os nossos objetivos e esperamos que este ano a pandemia não nos faça nenhuma patifaria, mas estou convencido que não. Vamos ter todos os cuidados de prevenção para que nada aconteça e todos se sintam aqui em segurança», acredita o presidente da federação.

 

Manuel Fernandes – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

«Este é quase um renascimento, ao fim de dois anos de interregno. É o renascer da alegria da festa do basquetebol», disse, por seu lado, José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira.

O edil albufeirense salienta que, além da dimensão desportiva e dos talentos que por aqui passam – «o Neemias Queta, o primeiro jogador português a jogar na NBA, jogou aqui em sub-14 e sub-16»-, há uma importante dimensão económica.

«Também temos a parte da economia, porque, nesta época de interrupção escolar da Páscoa, a Festa do Basquetebol traz a Albufeira, para além de atletas, treinadores e todos os envolvidos na festa, as suas famílias», lembrou.

Só as pessoas que estão ligadas ao evento, seja na vertente competitiva, seja na organização, seja no apoio, ascendem «a 1542», a que se terão de juntar familiares de atletas «e os que gostam da modalidade».

Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e vereador do Desporto, considerou, por seu lado, que este evento «é fundamental para Albufeira e um exemplo do bom dinamismo do desporto e da dinâmica da economia circular».

 

Cristiano Cabrita – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

A Festa do Basquetebol Juvenil, que vai para a 14ª edição, a nona em Albufeira, é organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol e pela Câmara de Albufeira, com o apoio da Associação de Basquetebol do Algarve, bem como do Clube de Basquete de Albufeira e o Imortal Basket Club.

Manuel Fernandes fez questão de dar os parabéns à equipa feminina sénior do Imortal  pela subida à Liga Portuguesa de Basquetebol, o principal escalão nacional – a equipa masculina disputa a Liga Betclic de Basquetebol e também está entre os melhores, a nível nacional.

Desta forma, frisou Manuel Fernandes, «Albufeira é o único concelho do país com menos de 100 mil habitantes que conta com equipas nas duas principais competições da modalidade, masculina e feminina».

«Enche-nos de orgulho ver equipas do concelho nos dois escalões principais. Tudo o que possamos despender para o basquetebol e outras atividades desportivas nunca pode ser visto como uma despesa, é sempre um investimento», afirmou, por seu lado, José Carlos Rolo.

De regresso está também a iniciativa “Basquetebol Solidário”, no âmbito da qual cada participante no evento, desde os atletas aos voluntários, doam, no mínimo, dois euros, para angariar fundos para uma causa solidária.

Em 2022, a verba angariada reverterá para apoiar os refugiados da guerra da Ucrânia.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub