Futura localização da central de dessalinização do Algarve já está em estudo

António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), mostrou-se «muito satisfeito com os avanços que estão no terreno»

As «possíveis localizações» da futura central de dessalinização «estão já em estudo», revelou esta quarta-feira, 12 de Janeiro, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, após uma reunião esta semana com João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente. 

Esse encontro, que decorreu por videoconferência a pedido dos presidentes de Câmara algarvios, serviu para se fazer um «ponto de situação dos investimentos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a eficiência hídrica do Algarve».

Uma das questões abordadas foi a central de dessalinização, um investimento de 45 milhões, cuja localização «está já em análise».

O ministro do Ambiente adiantou que os «procedimentos para a elaboração dos estudos prévios serão lançados ainda no primeiro trimestre deste ano».

O Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve, enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um total de 200 milhões e foi dado a conhecer em Fevereiro do ano passado.

Entre os investimentos também está a redução de perdas de água no setor urbano (35 milhões), o aumento da eficiência do setor agrícola (17 milhões), o reforço da governança dos recursos hídricos (5 milhões), a promoção da utilização de água residual tratada (23 milhões) e o aumento «da capacidade disponível e resiliência da oferta da água» (75 milhões), ou seja: a ligação entre o Pomarão e Odeleite.

No que diz respeito a estas medidas, o ministro do Ambiente e da Ação Climática assegurou que «todas estão a cumprir o cronograma definido».

«Alguns projetos estão já na fase da execução física, sendo que os anos de maior execução serão em 2024 e 2025», com o avanço previsto da ligação ao Pomarão e a central de dessalinização.

António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), mostrou-se «muito satisfeito com os avanços que estão no terreno».

«Todos os autarcas do Algarve estão entusiasmados e disponíveis para ajudar no que lhes for possível e da sua competência, para a execução de todas as medidas, uma vez que são consideradas essenciais para o futuro da região», acrescentou.

O responsável máximo da AMAL fez questão de destacar os progressos no que especialmente diz respeito ao reforço das afluências a Odeleite, através de uma captação no Pomarão e a promoção da dessalinização da água do mar.

Nesta reunião também participaram Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Pedro Coelho, da Agência Portuguesa do Ambiente – ARH Algarve, António Eusébio, presidente da Águas do Algarve, e Pedro Monteiro, delegado regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

 

 



Comentários

pub