Há duas oliveiras milenares do Algarve candidatas a Árvore Europeia do Ano 2022

Votação deve ser feita online

A Oliveira Real, com mais de 2000 anos, do Aldeamento Pedras D’el Rei, em Tavira, e a Oliveira Milenar, com a mesma idade, do Morgado do Quintão, em Lagoa, são os dois exemplares algarvios candidatos a Árvore Europeia do Ano 2022.

No caso da oliveira (Olea europaea L. var. europaea) hoje situada em Pedras d’El Rei, foi «plantada no tempo dos romanos, assistiu à invasão dos mouros e a batalhas até à sua expulsão e testemunhou a fundação de Portugal».

Como se pode ler na página do concurso da Árvore Europeia do Ano, «muitos séculos passaram e ela resistiu, o seu tronco cresceu e ficou oco, criando no seu interior uma “sala” circular com 1,30m de diâmetro».

Esta que é «um dos seres vivos mais antigos de Portugal foi classificada como uma árvore de interesse público em 1984».

 

Quanto à Oliveira Milenar do Morgado do Quintão, tem também 2000 anos de vida, uma altura de 5 metros e um perímetro de tronco de 4 metros. Situa-se numa antiga quinta, fundada pelo Conde de Silves, que está em posse dos seus descendentes, onde há também vinha, outras oliveiras milenares, amendoeiras e figueiras que «a atual geração da família se compromete em preservar para as gerações futuras».

A árvore com mais votos irá representar Portugal no concurso europeu “Tree of The Yer 2022”, estando as votações abertas até ao dia 5 de Janeiro. A árvore vencedora será anunciada no dia 6.

Para votar na Oliveira Real de Tavira, basta clicar aqui.

Para votar na Oliveira Milenar de Lagoa, basta clicar aqui.

 



Comentários

pub