Novas estrelas Michelin demonstram «presença revigorada do Algarve»

O Algarve ostenta agora uma dezena de estrelas Michelin em oito restaurantes galardoados pelo guia turístico

O presidente do Turismo do Algarve congratulou-se hoje com «a presença revigorada do Algarve no guia turístico de referência mundial para os apaixonados pela excelência culinária, fruto das estrelas [Michelin] ganhas pelos chefs Luís Brito e Louis Anjos».

Reagindo à conquista, pelo chef Luís Brito, do restaurante A Ver Tavira, na cidade do Gilão, e pelo chef Louis Anjos, do restaurante Al Sud, deLagos, de duas novas estrelas para a região no Guia Michelin Espanha e Portugal 2022, Jooão Fernandes enalteceu «vivamente» o trabalho de ambos e das respetivas equipas «na promoção da oferta gastronómica do destino».

«Endereço igualmente uma palavra de agradecimento aos chefs dos restaurantes algarvios que mantêm as suas estrelas Michelin pela inovação culinária com que permanentemente surpreendem os comensais, nomeadamente aos chefs Dieter Koschina, do Vila Joya, e Hans Neuner, do Ocean, ambos duplamente estrelados, e aos chefs Rui Silvestre, do Vistas, Heinz Beck, do Gusto by Heinz Beck, João Oliveira, do Vista, e José Lopes, do Bon Bon, com uma estrela cada», acrescenta o presidente do Turismo do Algarve.

Também a Câmara Municipal de Tavira já reagiu à primeira estrela Michelin para um restaurante deste concelho, no caso o A Ver Tavira. .

Trata-se, segundo nota da autarquia, de «uma distinção que orgulha todos os tavirenses e honra Tavira enquanto comunidade representativa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO».

«O trabalho, rigor e profissionalismo do Chef Luís de Brito e toda a sua equipa merece o nosso aplauso. Este prémio é o resultado de uma cozinha de excelência, envolta num património histórico e cultural que convida à descoberta de sabores e sensações», sublinha ainda a nota da Câmara de Tavira.

Por seu lado, o resort Palmares Ocean Living & Golf, de Lagos, sublinhou, em comunicado, o facto de o seu restaurante Al Sud ter conquistado «a sua primeira estrela Michelin apenas seis meses depois da abertura».

Esta certificação «reflete a qualidade superior do menu de autor, assinado pelo chef Louis Anjos, e a singularidade do cenário onde está inserido o mais recente restaurante do Clubhouse do resort – características que proporcionam uma experiência diferenciadora e memorável aos visitantes».

«É um grande orgulho receber esta distinção, decorridos apenas seis meses desde a abertura do restaurante. A nossa equipa acreditou desde o primeiro momento que poderíamos marcar a diferença, trabalhando com grande afinco, sentido de responsabilidade para proporcionar uma experiência gastronómica memorável aos nossos clientes. Esta distinção é uma recompensa para toda a equipa, desde a cozinha, pastelaria, restaurante ou bar. Iremos trabalhar cada vez mais e melhor para que o Al Sud continue a proporcionar momentos inesquecíveis», comentou o Chef Louis Anjos.

No total, o Algarve ostenta agora uma dezena de estrelas Michelin em oito restaurantes galardoados pelo guia turístico, afirmando-se cada vez mais como um dos principais destinos gourmet em Portugal, acompanhando o impulso gastronómico que vive a Península Ibérica e que se reflete no aumento de restaurantes estrelados na nova edição do guia, ontem apresentada.

 

 



Comentários

pub