Almargem apresenta edição renovada do guia “Anfíbios do Algarve” em Sagres

Apresentação terá lugar no próximo domingo, 3 de Outubro, às 17h30, no Centro Interpretativo da Lota de Sagres

A edição renovada do guia “Anfíbios do Algarve” será apresentada pela associação Almargem no próximo domingo, 3 de Outubro, às 17h30, no Centro Interpretativo da Lota de Sagres, no âmbito do Festival de Observação de Aves e Natureza.

Feito «a pensar em todos os que se interessam pela vida animal, mas não são especialistas» este livro é «a companhia ideal para levar numa saída de campo», começa por dizer a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve.

O guia “Anfíbios do Algarve” é composto por fichas das 13 espécies de anfíbios que podem ser encontradas no Algarve, cada uma composta por fotografias e ilustrações da espécie, classificação, caracterização, biologia, distribuição e conservação. Contém ainda chaves para identificação de adultos, larvas e ovos.

Este é «um guia para iniciantes» e destina-se ao público em geral, a estudantes e a todos os que têm interesse em saber mais sobre anfíbios.

«Pretende dar a conhecer este extraordinário grupo de animais, que vive no planeta há mais de 395 milhões de anos. Os anfíbios sobreviveram a vários cataclismos, mas muitas espécies enfrentam hoje risco de extinção, em parte devido à ação humana», explica a Almargem.

«Dar a conhecer estes animais é um passo importante para sensibilizar para a sua conservação», salienta.

 

 

Entre os anfíbios incluídos no guia estão uma subespécie de Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra crespoi), que é endémica do sul de Portugal e ocorre quase exclusivamente no Algarve, e a rã-de-focinho-pontiagudo (Discoglossus galganoi) que é, entre as espécies que se encontram na região algarvia, a que apresenta um estatuto de conservação mais preocupante, classificada como “quase ameaçada” no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

Esta é a segunda edição de um livro lançado originalmente pelo professor João Santos, em 2002. Foram utilizados como base os textos originais de João Santos, fundador e sócio nº 1 da Associação Almargem e grande defensor do património ambiental e cultural do Algarve.

A Almargem atualizou os textos originais, ampliou-os com mais informação e com novas fotografias e renovou o design do livro.

A revisão foi feita pelo biólogo Luís Guilherme Sousa, mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, que tem trabalhado no estudo da ecologia e conservação de répteis e anfíbios em Portugal.

Para assistir à apresentação do livro, no Festival de Observação de Aves e Natureza de Sagres, os interessados podem inscrever-se aqui.

O guia “Anfíbios do Algarve” terá o custo de oito euros e estará à venda durante o festival, no stand da Almargem. Pode também ser comprado no site da associação ou na sua sede, a partir do dia 6 de outubro.

 



Comentários

pub