Incêndio de Castro Marim consumiu 6700 hectares

Fogo lavrou durante cerca de um dia e meio

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Arderam 6700 hectares em cerca de dia e meio devido ao incêndio que deflagrou na madrugada de segunda-feira em Castro Marim e se alastrou a Tavira e Vila Real de Santo António, revelou hoje Richard Marques, comandante operacional Regional de Emergência e Proteção Civil, durante o briefing de balanço da situação operacional.

Horas após o incêndio ter sido dado como dominado, este responsável deu conta dos números da área ardida, apurados «com recurso ao sistema Copernicus, através do satélite Sentinel-2», recordando que o incêndio «representava um potencial [de destruição] de 20 mil hectares».

Agora, é tempo de «avançar para o período de consolidação, de rescaldo e avançar gradualmente para vigilância».
«A desmobilização vai acompanhar o risco. Vamos manter o dispostivo no terreno, a pensar em eventuais reativações que possam surgir», referiu Richard Marques.

O briefing desta tarde contou com a presença de Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Administração Interna, que fez questão de apresentar, «em nome do Governo», os «parabéns pela operação, a todos aqueles que estiveram nas últimas horas no teatro de operações, tanto os bombeiros da região, como os que fizeram muitos quilómetros para vir aqui ajudar os camaradas».

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

«Como foi referido, tínhamos uma ocorrência com um potencial enorme de destruição. Os números que hoje temos são bastante positivos e devem-se à eficácia de todos os que combateram o incêndio», acrescentou.

Richard Marques também explicou que «a prioridade», ao longo do dia de hoje, em que não houve necessidade de evacuar localidades, «foi a defesa da Mata Nacional, que era um objetivo muito claro do plano de ação».

Ao longo do dia de hoje, o fogo chegou a ser combatido por «613 operacionais, apoiados por 205 veículos, 8 meios aéreos e 10 máquinas de rasto».

O incêndio deflagrou à 1h05 da madrugada de segunda-feira, no sítio da Pernadeira, na freguesia de Castro Marim, tendo obrigado a evacuar montes  e levar os seus habitantes para o Azinhal.

O ataque musculado dos meios aéreos, ontem de manhã, permitiu que o incêndio entrasse em fase de resolução às 10h20. No entanto, a meio da tarde, houve um reacendimento forte, que se propagou rapidamente.

O fogo voltou a ser dado como dominado hoje, cerca das 16h00.

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 



Comentários

pub