Dominado incêndio de Castro Marim

Continuam no terreno centenas de operacionais e cinco meios aéreos

Foto: Flávio Costa | Sul Informação

Foi dominado às 16h10 o grande incêndio que começou ontem em Castro Marim e se alastrou para os concelhos vizinhos de Tavira e Vila Real de Santo António.

Segundo revelou ao Sul Informação fonte do Comando Regional de Proteção Civil, as operações noturnas, que já tinham sido elogiadas por Richard Marques, comandante operacional regional, no briefing desta manhã, revelaram-se determinantes para o domínio das chamas, «em conjunto com a estratégia de ataque que foi delineada».

«O dispositivo, incluindo os meios aéreos, vai manter-se no terreno, para enfrentar todas as situações que possam ocorrer. A consolidação ainda vai durar muito tempo, temos alguns dias de trabalho pela frente», revelou a mesma fonte.

Esta foi a segunda vez que este incêndio, que começou à 1h05 desta segunda-feira, dia 16, no sítio da Pernadeira, na freguesia de Odeleite, foi dado como dominado.

A primeira foi ontem às 10h20. No entanto, há cerca de 24 horas, o incêndio reacendeu de forma violenta e espalhou-se rapidamente.

Desde ontem à noite que estão no terreno mais de meio milhar de operacionais e acima de uma centena de viaturas.  A partir do momento em que amanheceu, juntaram-se a este ataque musculado meios aéreos.

Apesar do calor e da mudança da direção do vento, que prometiam complicar a vida aos bombeiros, o incêndio foi declarado como estando em resolução a meio desta tarde.

 

Incêndio Castro Marim Tavira – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

Neste momento estão 530 operacionais no terreno, apoiados por 190 veículos e cinco meios aéreos.

Para trás, o fogo deixou um rasto de destruição.

Esta terça-feira, o fogo lavrou com mais intensidade no concelho de Tavira, nomeadamente «na zona de Estorninhos, Malhada do Peres e na Mata da Conceição», que eram «os três pontos quentes que estavam identificados desde manhã».

A Mata Nacional foi muito afetada pelas chamas, como verificou o repórter do Sul Informação que está no terreno.

Durante a noite, o fogo também deixou marcas em Faz Fato e noutras localidades do concelho de Tavira.

Ainda assim, o dia de hoje foi «bem mais calmo», sem necessidade de retirar pessoas das suas habitações.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 

 

 

 

 



Comentários

pub