Três montes evacuados «por precaução» devido a incêndio em Castro Marim

Chamas estão a ser combatidas com apoio de nove meios aéreos

Os habitantes das localidades de Pego dos Negros, Marroquil e Amendoeira, em Odeleite, foram retirados das suas casas «por precaução», devido ao incêndio que lavra desde cerca da 1h00 nesta freguesia do concelho de Castro Marim.

O fogo, que já está a ser combatido por nove meios aéreos e por 173 operacionais e 55 viaturas no terreno, tem duas frentes ativas e está a consumir «mato e povoamento de pinhal» revelou ao Sul Informação o Comando Regional de Proteção Civil do Algarve.

A frente que causa mais preocupação, aquela que motivou a evacuação dos três montes, «dirige-se para a Barragem do Beliche».

Além de lavrar «com mais intensidade», esta frente está a ter «algumas projeções».

As pessoas que estão a ser retiradas das localidades em risco «estão a ser levadas para uma zona de concentração e de apoio à população que está a ser instalada no Azinhal».

Para já, «o vento forte é o maior constrangimento» no combate às chamas. Ainda assim, o facto de a principal frente se estar a dirigir para a Barragem de Beliche pode ser positivo, por se tratar de uma barreira natural.

No que toca a meios aéreos, estão empenhados no combate ao incêndio «helicópteros ligeiros, um pesado, aviões ligeiros e pesados e uma aeronave de coordenação».

 

 

 



Comentários

pub