Pescadores já podem apanhar mais sardinha desde as 00h00 de hoje

Aumentou o limite de captura diária por embarcação

Os novos limites da captura diária de sardinha entraram em vigor às 00h00 de hoje, tendo as normas sido fixadas por despacho do Diretor-geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

O parecer do ICES (International Council for the Exploration of the Sea) emitido no passado dia 18 de junho veio confirmar as boas expectativas do estado do recurso, e a quota total para o ano de 2021 irá agora ser acordada entre Portugal e Espanha, que tem gerido, a pescaria em conjunto, com base num Plano de Recuperação e Gestão da Sardinha.

Conforme já anunciado pelo ministro do Mar, a quota global para Portugal poderá ficar próxima das 30 mil toneladas, o que permitirá prorrogar esta pescaria até Novembro, o que representa, segundo nota da DGRM, «um crescimento muito importante». Em 2020 foi fixada uma quota total de 12.700 toneladas.

Neste contexto favorável, o referido despacho determina que, desde as 00h00 horas do dia 21 de Junho os limites diários de descarga e/ou colocação à venda de sardinha, passaram a ser os seguintes: 1.327,5 quilos (59 cabazes, quando aplicável) para embarcações com comprimento de fora a fora inferior ou igual a 9 metros; 2.655 quilos (118 cabazes, quando aplicável) para embarcações entre 9 e 16 metros e ainda 3.982,5 quilos (177 cabazes, quando aplicável), quando o comprimento foi superior a 16 metros.

Este ano, a pesca da sardinha reabriu no passado dia 17 de Maio, após quase sete meses de interdição, com um limite provisório de dez mil toneladas até final de Julho.

 
 
 



Comentários

pub