Semana do Município de Loulé tem exposições, homenagens e concerto de Tiago Bettencourt

Dia do Município coincide com aniversário da elevação de Quarteira a cidade

As comemorações da Semana do Município de Loulé começaram esta sexta-feira, 7 de Maio, e vão prolongar-se durante 10 dias. Exposições, homenagens, a tradicional Festa da Espiga (online) e um concerto com Tiago Bettencourt são algumas das iniciativas previstas.

«Do litoral ao interior, da cultura à ação ambiental, das obras municipais à proteção civil, são muitos os motivos e os momentos desta Semana do Município», sublinha Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

«Loulé e as suas gentes merecem celebrar da melhor forma as suas conquistas, depois de um ano com muitas restrições e a exigência de muitos sacrifícios. Por isso, apelamos ao envolvimento de toda a comunidade mas, naturalmente, com as precauções que a pandemia ainda exige», considera o autarca.

As comemorações arrancaram esta sexta-feira, dia 7, com a inauguração da primeira fase dos Passadiços Loulé Litoral, entre a Quinta do Lago (Ludo) e a Praia do Garrão, contando com a presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática João Matos Fernandes, no descerrar da placa inaugural deste espaço, enquadrado no Parque Natural da Ria Formosa.

Na próxima quarta-feira, 12 de Maio, a autarquia vai assinalar o Dia da Proteção Civil de Loulé, às 10h30, onde serão condecorados 49 elementos do Corpo Nacional de Bombeiros.

De seguida serão apresentados os veículos entregues à GNR e Juntas de Freguesia (Salir e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim), que vão começar a operar no Verão, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

Em Quarteira, também no dia 12, às 18h00, realiza-se a cerimónia de prémios de “Reconhecimento Escolar” e “Cidadão de Mérito da Freguesia de Quarteira”, no auditório do Centro Autárquico.

No dia 13 de Maio, “Quinta-feira da Espiga”, assinala-se o Dia do Município que, este ano coincide com o 22º Aniversário de Elevação de Quarteira a Cidade. Neste dia, serão inauguradas, em Quarteira, a Avenida da Alameda da Praia da Marina (às 11h00) e a 2ª fase do Passeio das Dunas (às 12h00).

 

Tiago Bettencourt

 

A Festa da Espiga irá decorrer, pelo segundo ano consecutivo, em formato online, não havendo o tradicional desfile etnográfico que costuma atrair milhares de visitantes à vila.

O evento terá atividades transmitidas em direto através das redes sociais, que irão «trazer memórias sobre as tradições deste dia que se tornou, ao longo dos anos, um verdadeiro cartaz turístico da serra algarvia», diz a Câmara de Loulé.

Ainda no dia 13, em Quarteira, às 17h30, em frente ao antigo edifício da lota, será inaugurada a exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, uma parceria com a Direção Geral do Património Cultural / Museu Nacional de Arqueologia e a Direção Regional de Cultura do Algarve.

Esta exposição «constituirá, certamente, um marco na vida cultural e identitária da comunidade quarteirense», afirma a autarquia.

À noite, serão homenageados os cidadãos que se destacaram no concelho em diversas áreas. A cerimónia solene de atribuição das Medalhas de Honra e de Mérito do Município de Loulé acontecerá no Cineteatro Louletano, às 20h30, e distinguirá, entre outros, os 210 profissionais do Serviço Nacional de Saúde no concelho de Loulé, que estiveram na primeira linha no combate à Covid-19.

Ainda nas homenagens, mas no dia 15, às 10h30, na sala da Assembleia Municipal de Loulé, Lídia Jorge irá receber o Grande Prémio de Crónicas e Dispersos Literários, galardão instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Loulé desde 2016.

Ao longo destes 10 dias, haverá ainda várias iniciativas culturais que também integram a programação da Semana do Município.

Já este sábado, dia 8, a Mostra de Cinema Social Monstrare vai regressar com a apresentação do filme “Submissão”, de Leonardo António, às 17h00, no Cineteatro Louletano, que também irá receber, no dia 9, o espetáculo “Faces do Acordeão”, também às 17h00.

No dia 15, haverá teatro com a peça “A Noite de Molly Bloom”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, às 21h00, no mesmo espaço.

Para o fim das comemorações, está reservado o concerto de Tiago Bettencourt que sobe ao palco do Cineteatro Louletano, às 17h00, do dia 16 de Maio.

Entre os dias 10 e 14 de Maio, o Conservatório de Música de Loulé também entra nas comemorações, transmitindo, em streaming, às 20h00, através das redes sociais, concertos onde o professor Francisco Rosado atuará com os seus alunos de classes de diferentes instrumentos.

O Palácio Gama Lobo abre portas para visitas ao projeto “Loulé Criativo”, nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de Maio. Os interessados em visitar a exposição podem inscrever-se através do telefone 289400829 ou [email protected].

Ainda integrado nas comemorações, no dia 10 de Maio, às 16h00, a autarquia realizará, em parceria com a AREAL, o webinar “Saiba mais sobre as comunidades de energia renovável”.

No dia seguinte, 11 de Maio, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, serão entregues os prémios da iniciativa “Desafios de Loulé”.

Todo o programa poderá ser consultado no site e nas redes sociais do município.

 



Comentários

pub