Passadiços Loulé Litoral já chegaram ao Ancão mas vão «continuar até Quarteira»

Inauguração da 1ª fase contou com o ministro do Ambiente e da Ação Climática

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

«Iremos continuar este passadiço até Quarteira, porque o nosso objetivo é vir a pé ou de bicicleta, da Marina de Vilamoura até ao perímetro externo do Aeroporto de Faro», anunciou Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, esta sexta-feira, 7 de Maio, na inauguração da primeira fase dos Passadiços Loulé Litoral, na praia do Ancão.

No âmbito do Programa Polis, está a ser criado um passadiço que irá ligar a Quinta do Lago a Quarteira, numa extensão de 7802 metros.

A primeira fase do projeto, que liga o Vale do Garrão até à Quinta do Lago (Ludo), foi inaugurada hoje, contando com a presença de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, e do presidente da autarquia de Loulé Vítor Aleixo.

Quanto à segunda fase, que é, para já, da responsabilidade da Câmara de Loulé, passará pela continuação dos passadiços até Quarteira.

O projeto contemplará ainda a criação de seis zonas de descanso e a reabilitação dos espaços adjacentes, bem como a remoção das plantas invasoras, a plantação de pinheiros e a construção de paliçadas para proteção dunar.

A empreitada permitiu também criar um parque de estacionamento junto à praia do Ancão, com 427 lugares convencionais, 16 destinados a pessoas com mobilidade reduzida, bem como quatro áreas para motociclos e quatro para entidades.

A área total dos arruamentos e estacionamento é de mais de 11 mil metros quadrados, sendo ainda contemplada uma área destinada a passeios, de mais de dois mil metros quadrados.

O investimento total é de 3,7 milhões de euros.

Para o ministro Matos Fernandes, estes projetos são «da maior importância», pois permitem «cimentar o conhecimento, mas também cimentar a relação de gestão do território, partilhada entre a Administração Central e as autarquias».

Na inauguração estiveram ainda presentes a secretária de Estado do Ambiente Inês dos Santos Costa, o presidente da Junta de Freguesia de Almancil Joaquim Pinto, e os presidentes da Sociedade Polis Litoral da Ria Formosa, José Pacheco, e da CCDR Algarve, José Apolinário.

No final da inauguração, o ministro apenas respondeu a três perguntas dos órgãos de informação nacionais. Os jornalistas dos media regionais, como o Sul Informação, não tiveram direito a fazer perguntas ao governante, que abandonou o local logo de seguida.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 



Comentários

pub