Lídia Jorge vence Grande Prémio de Literatura Crónica e Dispersos Literários

Prémio será entregue no dia 15, em Loulé

Lídia Jorge venceu o Grande Prémio de Literatura Crónica e Dispersos Literários C.M. de Loulé/Associação Portuguesa Escritores, pela sua obra “Em Todos os Sentidos”.

O prémio, com um valor monetário de 12 mil euros, vai ser entregue a 15 de Maio, às 10h30, no Auditório da Assembleia Municipal, em Loulé.

O livro da escritora de Boliqueime, editado pela D. Quixote, foi escolhido, por unanimidade, como vencedor da edição de 2020 do prémio pelo júri, constituído por Carina Infante do Carmo, José Carlos Seabra Pereira e José Viale Moutinho.

 

 

«Em Todos os Sentidos, de Lídia Jorge, mereceu o voto do júri por se tratar de um livro de mestria cronistica. Do conjunto de textos resulta uma obra bem afeiçoada e nela se evidenciam: a brevidade impressionista suscitada pela ocasião, pela atualidade que ganha fôlego reflexivo; uma arte bem temperada na composição e intencionalidade da crónica; e o poder de sugestão, inferência e alusão da escrita com laivos ficcionais e poéticos», lê-se na ata do júri.

O Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Loulé, destina-se a galardoar anualmente uma obra em português, de autor português, publicada em livro e em primeira edição em Portugal, no ano de 2020.

Nas anteriores edições, foram distinguidos os autores José Tolentino Mendonça, Rui Cardoso Martins, Mário Cláudio, Pedro Mexia e Mário Carvalho.

 

 



Comentários

pub