Operação que deteve Conceição Cabrita também teve buscas em Lisboa, Leiria e Ourém

Em causa, «estão factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder»

Foto: Ana Madeira | Sul Informação – Arquivo

A “Operação Triângulo”, no âmbito da qual foi detida esta terça-feira, 13 de Abril, Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, envolveu cerca de 20 buscas, não só no Algarve, como em Lisboa, Leiria e Ourém. 

Num comunicado conjunto, o Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) explicam que houve buscas «domiciliárias, mas também em estabelecimentos, escritórios de advogados» e na própria Câmara de VRSA.

Estas entidades adiantam que foram detidas quatro pessoas, «uma delas titular de cargo político». Trata-se de Conceição Cabrita, tal como o Sul Informação já tinha avançado.

Entre os detidos, todos com idades entre os 50 e aos 70 anos, estão ainda um trabalhador da administração pública, funcionário da Câmara de VRSA, e dois empresários.

Em investigação, segundo o MP e a PJ, «estão suspeitas de atuação ilícita», por parte de Conceição Cabrita, «que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como outros intervenientes, na intermediação de um negócio, de compra de imóvel, propriedade do município, na praia de Monte Gordo».

Em causa, «estão factos suscetíveis de integrarem a prática dos crimes de corrupção, recebimento indevido de vantagem e abuso de poder».

«A operação contou com a colaboração da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da Diretoria do Centro e Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Policia Judiciária, nomeadamente na realização de buscas a residências dos suspeitos, escritórios de advogados e instituição bancária, onde foram apreendidos vários documentos, objetos, e matéria probatória que irá ser analisada», lê-se no mesmo comunicado.

Os detidos serão presentes no Tribunal de Instrução Criminal de Évora para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

 

 



Comentários

pub