Internamentos de doentes Covid-19 continuam a subir nos hospitais do Algarve [mapa]

Ritmo de crescimento de novas infeções abranda, aumentam recuperados e diminuem casos ativos

UCI de Covid-19 num hospital algarvio – Foto: Sul Informação

Os internamentos de doentes afetados pela Covid-19 continuam a subir nos hospitais do Algarve. Os dados divulgados esta tarde pela Comissão Distrital de Proteção Civil indicam que, na última semana, passou-se de 247 pessoas internadas, para 273, ou seja, mais 26. É um ritmo de acréscimo superior ao da semana anterior, quando se tinham registado mais 14 internamentos.

Os doentes mais graves, que necessitam de Cuidados Intensivos, são agora 39 (mais 5 que no dia 29 de Janeiro), estando ventilados 22 pacientes (mais 5).

As cifras também não são animadoras no que diz respeito aos óbitos, que se mantêm em números muito altos, dando conta precisamente do agravamento dos casos em internamento: nos últimos oito dias, registaram-se 46 mortes por Covid-19 na região algarvia.

Na semana entre 29 de Janeiro e 5 de Fevereiro, morreram 11 pessoas devido à Covid-19 nos concelhos de Albufeira e de Loulé, oito em Faro, cinco em Olhão, três em Vila Real de Santo António, duas em Lagoa e Silves, bem como uma em Lagos, Portimão, São Brás de Alportel e Tavira. Nos restantes concelhos algarvios, não se registaram quaisquer óbitos.

Apesar do agravamento do tipo de casos e do acréscimo de mortes, o ritmo de aumento dos novos casos tem vindo a diminuir. Esta semana, em toda a região, houve mais 1645 infeções por SARS-cov-2, enquanto na semana anterior (de 22 a 29 de Janeiro) tinha havido mais 2504 casos.

Mas o grande salto foi dado ao nível das pessoas que recuperaram: desde o dia 29 de Janeiro, foram mais 3885. Só de ontem para hoje, foram dadas como recuperados 1896 doentes.

Esta subida das pessoas que já debelaram a doença, bem como dos óbitos, a par de um abrandamento no crescimento de novas infeções, resulta na diminuição do número de casos ativos: são agora 3726, ou seja, menos 2226 que há uma semana.

O boletim da Comissão Distrital de Proteção Civil também indica que, neste momento, há 42 pessoas das Brigadas de Intervenção Rápida, que substituem os funcionários de instituições que estejam doentes ou em isolamento profilático, a prestar apoio em seis lares da região. Trata-se da Associação Porta Amiga, em Tavira, Associação ACASO, em Olhão, Santa Casa da Misericórdia de Faro, Associação Sócio Cultural de Almancil, em Loulé, Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Armação de Pêra, em Silves, e ainda a Casa de Repouso da Guia, em Albufeira.

Por outro lado, além do hospital de campanha do CHUA montado no Portimão Arena, o boletim dá conta que esta semana este Centro Hospitalar passou a dispor também de «uma extensão do internamento e do bloco operatório, com capacidade até 28 camas, instalada no primeiro andar do Hospital de São Gonçalo de Lagos». Essa estrutura, como o Sul Informação noticiou, permitiu «acolher doentes não-Covid, provenientes das Unidades Hospitalares do CHUA, aumentando assim a capacidade para receber doentes Covid e de manter atividade cirúrgica de ambulatório».

 

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que acaba de ser atualizado com as novas informações recolhidas:

 

Clique aqui para ver o mapa interativo ampliado

 

 

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub